Rádio Ciências aqui!!!
Fala, caçadores de conhecimentos! Teremos sorteio legal na nossa página do Instagram. NÃO PERCA A CHANÇE DE GANHAR. Veja regulamento em nossa página. SE INTERESSOU???
LIVE 07 - BLUESHIFT E REDSHIFT
Fala, caçadores de conhecimentos.
Nessa live falamos do fenômeno REDSHIFT e BLUESHIFT. Aqui você tem informações que fixam a teoria do Big Bang como uma teoria aceita pela comunidade científica, além disso, conceitos de óptica geométrica e óptica ondulatória e comportamento dual da luz são tratados, bem como, a espectroscopia e o comportamento dos elementos ao serem ativados por energia. Vem com a gente!LIVE 6 - MOVIMENTOS DE NOSSA NAVE ESPACIAL AZUL.
Nessa LIVE teremos um bate papo sobre os Movimentos da Terra - Nossa nave espacial AZUL. Aguardo todos para essa conversa. Marque em sua agenda e bons céus. Segue nossa página no Instagram @ciencias.aqui
NÃO VIU A LIVE? ENTÃO CLIQUE AQUI.
LIVE - 5: VISITA ATÉ A NOSSA ROCHA PRATEADA.
LIVE - 4 - HORA DO CIÊNCIAS AQUI!!!
Lua, nossa rocha prateada foi uma live que tratou de assuntos referentes ao nosso satélite natural tão apreciado nas noites, e as vezes, aos dias. Não perca essa live. Link disponível abaixo:
LIVE 3 - COMETAS, GELO SUJO DO ESPAÇO?
Próxima LIVE do Instagram @lopesrennan está marcada. Próxima terça feira dia 27/10/2020 temos encontro marcado para apreciar a beleza dos cometas, mitos de civilizações antigas e belezas que esses astros viajantes do oceano cósmico nos proporciona. Não perca essa LIVE e já reserve dia e horário para acompanhar e participar do momento tão apreciado. Caso esteja ocupado nesse horário, a LIVE ficará disponível na página citada. Grande abraço e bons céus.
NÃO VIU A LIVE ? CLIQUE AQUI
BLOGOSFERA CIÊNCIAS AQUI: LIVE 2 - SOL, O ASTRO REI.
No dia 20/10/2020 foi apresentada LIVE na página do Instagram @lopesrennan que tratou do nascimento, vida e morte do Sol.
Na referida LIVE tivemos oportunidade de conhecer a formação de nebulosas, estrelas, classificação, além de conhecer o fenômeno da fusão nuclear e síntese de gigante vermelha até a anã branca. Foi literalmente rasgado o Sol de maneira interativa e divertida. Se você se interessa em ver a LIVE basta ir no perfil acima citado, pois, a mesma se encontra salva. Boa viagem e bons céus.
NÃO VIU A LIVE? CLIQUE AQUI
MAIS NOVIDADES DA BLOGOSFERA CIÊNCIAS AQUI!!!
Você não pode perder a nossa primeira de muitas LIVES NO INSTAGRAM. Uma viagem em nossa nave espacial imaginária que começa dia 13/10/2020 às 19h30min. Nessa LIVE teremos a oportunidade de conhecer melhor o condutor dessa viagem e ainda, conhecer os objetivos e as metas a serem alcançadas. Um mergulho no oceano cósmico onde o principal participante dessa viagem é VOCÊ.
NÃO VIU A LIVE? CLIQUE AQUI
O QUE É A SUPER LUA? - CANAL CIÊNCIAS AQUI !!!
LIVE - CONVERSA ASTRONÔMICA - VOCÊ NÃO PODE PERDER
Você não pode perder Live no INSTAGRAM. Marque na sua agenda - dia 21/09/2020 - às 19h. Importante informar que a live será desenvolvida a partir do perfil @astro_carenadriele. Segue lé e vamos nessa!
Olá caçadores de conhecimento! Nesse post trataremos de um efeito extraordinário que foi de extrema importância para mapearmos o início de tudo com a comprovação teórica da famosa expansão cósmica, só que, para apresentar este tema, preciso trabalhar o mesmo em partes pois a leitura pode ser cansativa. Nesta primeira parte, trataremos do que seja o efeito Doppler.
Já percebeu como é estranho o som de um carro de divulgação sonora ativada passa rápido por você que está em repouso em relação a um poste? Sua resposta deve estar relacionada a um efeito de "arrasto" na onda sonora e o que causa esse "arrasto" é justamente o famoso Efeito Doppler. Vamos entender mais sobre ele? Então vamos nessa.
A velocidade de uma onda sonora é diretamente proporcional ao comprimento de onda e da frequência da mesma. Assim, se alterarmos o comprimento de onda e a frequência teremos uma variação da velocidade da onda em questão, no caso, se a fonte sonora está em movimento, percebemos uma variação da frequência do som caso a fonte esteja se aproximando e ou se distanciando do observador, ou seja, a fonte sonora está em movimento em relação a quem observa, e, a variação da frequência está interligada a variação do comprimento de onda gerado pela fonte, assim, se a fonte se aproxima do observador teremos comprimentos de onda pequeno. Em relação a observação inversa - Se a fonte sonora se distancia do observador, o comprimento de onda é maior em relação a observação mencionada, em contrapartida se, por um acaso, a fonte esteja em repouso, em relação ao observador, o comprimento de onda e a frequência está inalterada. Definimos o efeito Doppler em um fenômeno ondulatório como sendo a alteração da frequência de uma onda percebida por um observador em virtude do movimento relativo de aproximação e ou distanciamento da fonte emissora das referidas ondas.
O efeito descrito acima foi desenvolvido pelo físico e austríaco Christian Johann Doppler com base nas observações simples da variação da frequência de fontes em movimento. Importante dizer que a luz apresenta um comportamento dual de partícula e onda, e, tomando como base o comportamento ondulatório, pode sofrer o famoso efeito Doppler tendo alteração da frequência da luz caso haja uma aproximação e ou um distanciamento da fonte de luz primária e ou secundária e, tomando como base este efeito aplicado as fontes de luz dentro de um estudo minucioso da mesma - espectroscopia - temos a certeza de a fonte estar de distanciando e ou se aproximando do observador. Com a ajuda de telescópios, prismas, programas de computadores e uma boa observação do universo que nos cerca, temos a capacidade de desenvolver um estudo do efeito Doppler aplicado a estrelas e ou galáxias distantes observáveis, avaliando se ocorre de o universo estar em expansão e ou contração. Tal observação foi aplicada ao cotidiano do astrônomo Edwin Hubble que aplicou as definições do Efeito Doppler no ano de 1929 aos astros, comprovando a expansão cósmica e dando alicerces a teoria do Big Bang, o início de tudo. Tal análise foi feita verificando os desvios da luz observável para o a freqüência de luz vermelha e não para a frequência de luz azul, respectivamente chamadas de redshift e blueshift que vamos tratar nos próximos posts.
Não deixe de fazer a sua visita ao blog Ciências aqui!!! nele você estará ligado no conhecimento da natureza pela natureza, e ainda, poderá ouvir uma boa música na nossa Web rádio. Grande Abraço e bons céus.
A Associação brasileira de planetários vai realizar uma sessão completamente gratuita no dia do equinócio de setembro ( 22 de setembro - 10h). A transmissão pode ser acompanhada via canal da referida associação e desde já o blog Ciências aqui !!! informa que disponibilizará a LIVE. Não deixe de acompanhar este evento, nele podemos ampliar os conhecimentos do espaço a nossa volta. Segue link da página da Associação Brasileira de Planetários - CLIQUE AQUI
CANAL CIÊNCIAS AQUI !!!
Olá pessoal!
Como prometido, resolvemos fazer o nosso canal no You Tube. Você nao pode deixar de seguir o nosso canal. Lá todos irão ter acesso a informações de suma importância para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos. Vamos nessa caçadores de conhecimentos. Isso é só o começo do que vem por aí. Confira o nosso primeiro vídeo dá um joinha e siga-nos.
Por: Rennan Lopes - Criador do blog
Para a maioria das pessoas se pensa que os movimentos do nosso planeta são apenas 2 - rotação e translação, sendo que, na verdade, se eu for citar, temos vários movimentos, pois, o movimento e a trajetória de corpos são relativos, ou seja, tomando como base um referencial e ou um sistema de referencial, teremos movimentos diferentes e ou trajetórias diferentes. No artigo de hoje, vamos definir os principais movimentos atribuídos ao nosso planeta enquanto se desloca no oceano cósmico.
Se eu for enumerar os movimentos que o nosso planeta realiza teremos várias definições. Vou citar algumas: Radial, oscilação radial, verticalização do eixo, helicoidal, giro do plano, precessão, nutação, rotação e translação. Estes são alguns dos movimentos associados ao nosso planeta, sendo que, os quatro últimos são acessíveis e significativos para os que seguem o blog, pois, seus efeitos são perceptíveis.
ROTAÇÃO
Este é o movimento mais famoso que existe, talvez todos que acompanham o blog já deve ter ouvido falar, em aulas de geografia, sobre este movimento. Este trata de trabalhar um movimento que origina os dias e as noites, pois, trata de um movimento em relação ao eixo imaginário do planeta que passa do polo norte geográfico ao pólo sul geográfico. Trata-se de um giro em sentido anti-horário quando visualizamos, teoricamente, o globo terrestre acima do pólo-norte geográfico. O nascer e o por do sol ocorre aproximadamente e respectivamente do leste para o oeste, sendo que a rotação da terra é no sentido oposto. O período de rotação da Terra é de ordem de 23 horas 56 min 4 seg e 0,9 décimos originando a sucessão dos dias e das noites. A título de informação, o nosso vizinho planeta Vênus, tem um período de rotação de 243 dias terrestres e gira em torno do seu eixo no sentido horário diferente de todos os outros planetas do sistema solar.
TRANSLAÇÃO
Movimento também muito conhecido, este está interligado ao movimento em torno do sol originando a sucessão de ano terrestre. A trajetória dos planetas, em torno do sol, descreve uma elipse, apresentando uma excentricidade relativamente baixa, como Kepler previu. O período de giro de uma volta em torno do sol, é de cerca de 365,256363 dias solares como descrito acima, ou ainda, para entender melhor, 365 dias 5 horas e 48 minutos, o que podemos afirmar que este período pode ser chamado de ano sideral. Durante este período e graças a inclinação do eixo principal do planeta, temos as estações do ano, equinócios e solstícios. Durante o ano sideral percebemos que o Sol não nasce e nem se poe no mesmo lugar durante o ano, e ou, os raios do sol, ao penetrarem nas frestas de janelas apresentam diferentes inclinações enquanto o ano sideral está passando. Voltando a nossa comparação com o planeta Vênus, temos que, o nosso vizinho estranho, apresenta translação diferenciada, o período de translação de Vênus é de ordem de 224,7 dias terrestres, e, se observarmos bem, um dia em Vênus dura mais do que um ano, se fossemos venusianos.
PRECESSÃO
Este tipo de movimento pode ser estranho, mas, fundamental para analisarmos o carrossel cósmico. Tal movimento é um fenômeno físico que está relacionado ao eixo de rotação de um objeto que muda a medida que gira. Tal fenômeno ocorre com o nosso planeta e isso gera uma pequena mudança de referencial estelar. Com o passar do tempo, ou seja, tomando uma constelação do zodíaco como referência, ao completar um ciclo do movimento de precessão, a posição relativa da constelação de referência é alterada. O período de precessão do planeta terra é de ordem de 25770 anos terrestres que corresponde a variação da eclíptica em relação a linha do equador. Vale salientar que, ao olhar a posição de alinhamento SOL-TERRA-CONSTELAÇÃO ZODIACAL é uma hoje, mas era outra a 26000 anos atrás, ou seja, o movimento de precessão muda os signos do zodíaco por períodos, o que firma ainda mais que a astrologia não é uma ciência.
NUTAÇÃO
Para este movimento, destaco que, o desenho da circunferência realizado pelo movimento de precessão, que o eixo imaginário do planeta desenha, não é perfeito, existe uma oscilação que faz com que essa imperfeição de circunferência seja notada. Logo, podemos definir o movimento de nutação, que se origina pelo fato de o eixo polar apresentar uma vibração detectada sendo que, o eixo da terra se inclina um pouco mais ou um pouco menos em relação a circunferência que desenha durante o movimento de precessão descrito acima. O movimento também é periódico e podemos dizer que o período é cerca de 18 anos e 6 meses, durante este tempo, observa-se uma variação de aproximadamente 700m em relação a posição inicial.
Estes movimentos são os principais relacionados ao nosso planeta, repito que existem outros movimentos descritos, haja vista estarmos interligados a questão do relativismo, pois, em se tratando do referencial adotado, podemos verificar qual o comportamento da trajetória de um corpo, e ou, a situação de repouso e ou movimento do mesmo. Podemos, em outras oportunidades, comentar sobre os outros movimentos apresentados e não descritos neste post, e esperamos que o visitante e ou seguidor do blog tenha sido agraciado por mais uma informação de nosso planeta a deriva no oceano cósmico. Este blog agradece a sua visita e deseja a todos bons céus.
O PODER DA ÁGUA
A manutenção da vida em nosso planeta depende do poder da água, uma estrutura química espetacular que é a chave mestra da vida. Um planeta onde é definida a presença de água no estado líquido, é uma das lacunas para a vida evoluir e ser semeada. Durante a semana recebemos dois experimentos simples realizados por Cláudia Miranda, uma de nossas seguidoras e amante das ciências, residente na cidade de Frutuoso Gomes - RN e que gostaríamos de compartilhar com todos, só que antes, precisamos fazer uma análise dos experimentos realizados. Então, para entender o ocorrido vamos concluir que a água apresenta polaridade significativa, e ainda, consegue criar uma película em sua superfície. Sejam todos bem vindos para uma viagem pelos conceitos da química e o poder da água.
Existem moléculas que são polares e apolares, isso devido a definição de um vetor momento dipolo ser diferente de zero (moléculas polares) e ou igual a zero (moléculas apolares), tal polaridade está relacionada a tendência de a estrutura apresentar características fundamentais relacionadas a cargas positivas e ou negativas baseando-se em suas propriedades de eletropositividade e eletronegatividade, no caso da água formada por hidrogênio e oxigênio temos que, além da geometria molecular favorecer a orientação do vetor momento dipolo, uma variação significativa de eletronegatividade entre oxigênio e hidrogênio dando origem a uma força intermolecular considerada forte e conhecida como pontes de hidrogênio que cria uma espécie de rede na superfície da água que é conhecida como película da água, usando essa propriedade, mosquitos conseguem caminhar sobre a superfície e, em casa, é possível colocar uma agulha na água sem que ela afunde. A definição de polaridade e não polaridade de moléculas, também pode definir o poder de dissolução, ou seja, substâncias polares apresentam capacidade de dissolverem outras substâncias polares e, em contrapartida, substâncias polares não apresentam capacidade de dissolver substâncias apolares, isso não é uma regra geral, mas, o que queremos deixar claro é que a dissolução, ou não, está interligada a interações entre as moléculas que respinga na termodinâmica e a situação natural de entropia do sistema.
No experimento 1 abaixo, realizados por Claudia Miranda, vimos que a água e o óleo formam uma mistura heterogênea - 2 fases observáveis - e ainda, intensifica as fases, colocando um corante à água. Ao efetuar a mistura dos dois componentes, o óleo, por ser menos denso que á água fica na superfície e a adição de um medicamento antiácido e analgésico que reage com a água produzindo dióxido de carbono, menos denso do que a água, faz a mistura ser agitada criando o efeito visualizado e identificado, ainda mais, o poder de óleo - apolar - não se dissolver em água - polar.
No experimento 2, também realizado por Claudia Miranda, vimos o poder da tensão superficial da água que, assim como segura insetos em sua superfície, segura grãos de orégano, que, mesmo depois de agitação não são submersos, no entanto, ao tocar, com seu dedo mágico o sistema, percebemos que, o orégano se dispersa pela superfície da água. Tal fato ocorre pois o poder do detergente colocado no dedo mágico, desmembra a película da água aumentando o poder de dissolução da mesma, em outras palavras, deixa a "água mais molhada", e, por essa razão, ao usar a água para limpeza se usa o sabão para vencer o poder das pontes de hidrogênio e aumentar o poder de dissolução da mesma.
Tanto a tensão superficial como a polaridade são fundamentais para a definição de vida, pois, é um dos ingredientes para formação da sopa vital que nosso planeta Terra estabeleceu desde a sua criação a 4,5 bilhões de anos. O poder da dissolução e o apelido de solvente universal são fundamentais para que o carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, enxofre, entre outros, possam fazer a festa na química da vida.
O blog Ciências aqui!!! fica feliz em receber esses vídeos, isso desperta a curiosidade daqueles que verificam a natureza com outros olhos. O blog sempre está disponível para manter todos interligados no conhecimento, vamos dissolver as dúvidas daquilo que nos rodeia, agradecemos a Cláudia Miranda pela contribuição em fazer este espaço ficar mais poderoso em relação a desmistificação de fenômenos naturais. Grande abraço!


Novo Rover da NASA - PERSEVERENCE - está pronto para a viagem ao planeta vermelho MARTE.

OLHOS PARA O CÉU - COMETA C/2020 F3 (NEOWISE)
Star Party Live! Comet NEOWISE - CLIQUE E VEJA
É O TEMPO DE AVANÇAR.
SUPERLUA ROSA - 2020 -
O nome de SUPERLUA ROSA foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano, em coincidência com a superlua de hoje, gerando má interpretação do fenômeno já descrito nesse blog. O detalhe é que, seria um momento prazeroso de olhar pela janela cósmica e ver a lua esbanjando a sua beleza com mais detalhes, onde, na ocasião, a mesma estará disponível no perigeu entre os dias 7, 8 e 9 de Abril de 2020 com ápice do fenômeno no dia 8. Assim, aproveite para ser testemunha de um evento astronômico belo e raro.
PARA SABER MAIS SOBRE O QUE SEJA SUPERLUA CLIQUE AQUI
Bons Céus!
RAIOS - MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS
Martins RN se destaca novamente com efeitos naturais, dessa vez, o personagem principal de nossa postagem é uma manifestação violenta da natureza que chamamos de RAIOS.
Na cidade de Martins RN, localizada a aproximadamente 360 Km da capital do Rio Grande do Norte - Natal, e com uma altitude de aproximadamente 720m, nesse período de chuvas descarrega uma quantidade de raios considerável, este ano não foi diferente e a descarga recente de um raio no centro da cidade chamou atenção dos martinenses. A praça Almino Afonso, do centro da cidade, tem palmeiras de altura significativa e uma delas foi atingida por um raio e foi danificada. No mesmo período citado, muitas residências tiveram seus eletrodomésticos danificados pela descarga elétrica e efeitos externos do fornecimento de energia elétrica da companhia responsável pela iluminação artificial noturna.
Curiosos da cidade, chegaram a se questionar o que faz com que um raio possa surgir, e o que seriam os fatores que podem causar a descarga elétrica. Em minhas condições, achei interessante dar uma explicação simples para matar a curiosidade das pessoas no entendimento da natureza, então, vamos nessa.
Os Raios são belos e perigosos, e, a formação dos mesmos, tem teorias. De imediato posso dizer que a descarga de um raio está interligada as cargas de íons que podem deixar as mesmas carregadas eletricamente positivas, ou negativas. Pela definição de um dos princípios da eletrostática cargas de sinais iguais se repelem, e cargas de sinais opostos se atraem, íons podem ser positivos ou negativos. O nosso planeta é um grande corpo que tem a capacidade de descarregar o que estava carregado, e a natureza procura o melhor e menor caminho para descarregar tais cargas, assim, isso ocorre com o deslocamento de cargas negativas que podem percorrer trajetórias da nuvem para o solo (mais comum)- nuvem carregada negativamente; Do solo para a nuvem (menos comum)- nuvem carregada positivamente; E de nuvem para nuvem (meio termo) - da nuvem carregada negativamente para a nuvem carregada positivamente. Se percebermos bem, o deslocamento de cargas negativas são tão potentes que caracterizam plasma. Para facilitar esse deslocamento, a teoria das pontas descreve que os raios irão ser emitidos em locais altos e pontiagudos, e pensando nessas definições, nasceu os para-raios e a blindagem eletrostática. Na cidade de Martins RN, na praça central temos 3 palmeiras e a torre da Igreja Matriz que são para-raios, dessas, apenas o para-raio da matriz é artificial, e, para a descarga, a nuvem carregada "escolheu" o caminho mais curto e mais fácil para neutralização e essa "escolha" foi uma das palmeiras que foi danificada pela potência do raio como mostra as imagens.
As perguntas agora seriam:
Como são formados os raios?
HOJE TEM SUPER LUA
No dia 04 de Janeiro de 2020 o blog Ciências aqui!!! apresentou para os amantes de astronomia e leitores um evento maravilhoso conhecido como priélio (PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI), nessa ocasião, nossa nave espacial, planeta terra, em sua trajetória elíptica em torno do sol, está na posição em que a distância TERRA-SOL é mínima. Hoje, é o dia de conferir um outro evento magnífico, dessa vez, no céu noturno.
Assim como o planeta terra, nosso satélite natural - lua -, gira em torno da terra em uma trajetória elíptica, assim, existe um momento em que a lua está a uma distância máxima da terra- APOGEU -, e, em outro momento, está a uma distância menor da terra -PERIGEU-. Neste dia de hoje, a partir das 19h, horário de Brasília, a lua poderá ser vista com um tamanho relativo diferenciado, devido estar no perigeu. Astrônomos chamam o evento de hoje de Super Lua devido haver a coincidência do evento astronômico citado e a fase de Lua cheia, dando oportunidade de o observador admirar a beleza da lua em um céu noturno.
Quando a lua está no perigeu a distância mínima da TERRA-LUA é de cerca de 360 mil quilômetros, de uma média de cerca de 384 mil quilômetros que, relativamente, nos dá uma percepção maior e ou menor do nosso satélite.
Portanto, não percam este evento astronômico e direcione seus olhos para o céu noturno para apreciar as belezas da natureza. Vamos torcer para que o céu esteja disponível para a visualização.
VIDRO SE ESTILHAÇOU DO NADA! SOBRENATURAL?
![]() |
Foto do ocorrido |
![]() |
Foto do ocorrido |
![]() |
Dilatação térmica distorce até aço. |
ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA - 10/01/2020
Hoje a nossa nave espacial entra no PERIÉLIO.
