Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

O PODER DA ÁGUA

 


A manutenção da vida em nosso planeta depende do poder da água, uma estrutura química espetacular que é a chave mestra da vida. Um planeta onde é definida a presença de água no estado líquido, é uma das lacunas para a vida evoluir e ser semeada. Durante a semana recebemos dois experimentos simples realizados por Cláudia Miranda, uma de nossas seguidoras e amante das ciências, residente na cidade de Frutuoso Gomes - RN e que gostaríamos de compartilhar com todos, só que antes, precisamos fazer uma análise dos experimentos realizados. Então, para entender o ocorrido vamos concluir que a água apresenta polaridade significativa, e ainda, consegue criar uma película em sua superfície. Sejam todos bem vindos para uma viagem pelos conceitos da química e o poder da água.

Existem moléculas que são polares e apolares, isso devido a definição de um vetor momento dipolo ser diferente de zero (moléculas polares) e ou igual a zero (moléculas apolares), tal polaridade está relacionada a tendência de a estrutura apresentar características fundamentais relacionadas a cargas positivas e ou negativas baseando-se em suas propriedades de eletropositividade e eletronegatividade, no caso da água formada por hidrogênio e oxigênio temos que, além da geometria molecular favorecer a orientação do vetor momento dipolo, uma variação significativa de eletronegatividade entre oxigênio e hidrogênio dando origem a uma força intermolecular considerada forte e conhecida como pontes de hidrogênio que cria uma espécie de rede na superfície da água que é conhecida como película da água, usando essa propriedade, mosquitos conseguem caminhar sobre a superfície e, em casa, é possível colocar uma agulha na água sem que ela afunde. A definição de polaridade e não polaridade de moléculas, também pode definir o poder de dissolução, ou seja, substâncias polares apresentam capacidade de dissolverem outras substâncias polares e, em contrapartida, substâncias polares não apresentam capacidade de dissolver substâncias apolares, isso não é uma regra geral, mas, o que queremos deixar claro é que a dissolução, ou não, está interligada a interações entre as moléculas que respinga na termodinâmica e a situação natural de entropia do sistema.

No experimento 1 abaixo, realizados por Claudia Miranda, vimos que a água e o óleo formam uma mistura heterogênea - 2 fases observáveis - e ainda, intensifica as fases, colocando um corante à água. Ao efetuar a mistura dos dois componentes, o óleo, por ser menos denso que á água fica na superfície e a adição de um medicamento antiácido e analgésico que reage com a água produzindo dióxido de carbono, menos denso do que a água, faz a mistura ser agitada criando o efeito visualizado e identificado, ainda mais, o poder de óleo - apolar - não se dissolver em água - polar.


No experimento 2, também realizado por Claudia Miranda, vimos o poder da tensão superficial da água que, assim como segura insetos em sua superfície, segura grãos de orégano, que, mesmo depois de agitação não são submersos, no entanto, ao tocar, com seu dedo mágico o sistema, percebemos que, o orégano se dispersa pela superfície da água. Tal fato ocorre pois o poder do detergente colocado no dedo mágico, desmembra a película da água aumentando o poder de dissolução da mesma, em outras palavras, deixa a "água mais molhada", e, por essa razão, ao usar a água para limpeza se usa o sabão para vencer o poder das pontes de hidrogênio e aumentar o poder de dissolução da mesma.


Tanto a tensão superficial como a polaridade são fundamentais para a definição de vida, pois, é um dos ingredientes para formação da sopa vital que nosso planeta Terra estabeleceu desde a sua criação a 4,5 bilhões de anos. O poder da dissolução e o apelido de solvente universal são fundamentais para que o carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, enxofre, entre outros,  possam fazer a festa na química da vida. 

O blog Ciências aqui!!! fica feliz em receber esses vídeos, isso desperta a curiosidade daqueles que verificam a natureza com outros olhos. O blog sempre está disponível para manter todos interligados no conhecimento, vamos dissolver as dúvidas daquilo que nos rodeia, agradecemos a Cláudia Miranda pela contribuição em fazer este espaço ficar mais poderoso em relação a desmistificação de fenômenos naturais. Grande abraço! 


 

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores