Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Movimentos da Terra no espaço. Você já ouviu falar de todos?


 Para a maioria das pessoas se pensa que os movimentos do nosso planeta são apenas 2 - rotação e translação, sendo que, na verdade, se eu for citar, temos vários movimentos, pois, o movimento e a trajetória de corpos são relativos, ou seja, tomando como base um referencial e ou um sistema de referencial, teremos movimentos diferentes e ou trajetórias diferentes. No artigo de hoje, vamos definir os principais movimentos atribuídos ao nosso planeta enquanto se desloca no oceano cósmico.

Se eu for enumerar os movimentos que o nosso planeta realiza teremos várias definições. Vou citar algumas: Radial, oscilação radial, verticalização do eixo, helicoidal, giro do plano, precessão, nutação, rotação e translação. Estes são alguns dos movimentos associados ao nosso planeta, sendo que, os quatro últimos são acessíveis e significativos para os que seguem o blog, pois, seus efeitos são perceptíveis. 

ROTAÇÃO 

Este é o movimento mais famoso que existe, talvez todos que acompanham o blog já deve ter ouvido falar, em aulas de geografia, sobre este movimento. Este trata de trabalhar um movimento que origina os dias e as noites, pois, trata de um movimento em relação ao eixo imaginário do planeta que passa do polo norte geográfico ao pólo sul geográfico. Trata-se de um giro em sentido anti-horário quando visualizamos, teoricamente, o globo terrestre acima do pólo-norte geográfico. O nascer e o por do sol ocorre aproximadamente e respectivamente do leste para o oeste, sendo que a rotação da terra é no sentido oposto. O período de rotação da Terra é de ordem de 23 horas 56 min 4 seg e 0,9 décimos originando a sucessão dos dias e das noites. A título de informação, o nosso vizinho planeta Vênus, tem um período de rotação de 243 dias terrestres e gira em torno do seu eixo no sentido horário diferente de todos os outros planetas do sistema solar.

TRANSLAÇÃO 

Movimento também muito conhecido, este está interligado ao movimento em torno do sol originando a sucessão de ano terrestre. A trajetória dos planetas, em torno do sol, descreve uma elipse, apresentando uma excentricidade relativamente baixa, como Kepler previu. O período de giro de uma volta em torno do sol, é de cerca de 365,256363 dias solares como descrito acima, ou ainda, para entender melhor, 365 dias 5 horas e 48 minutos, o que podemos afirmar que este período pode ser chamado de ano sideral. Durante este período e graças a inclinação do eixo principal do planeta, temos as estações do ano, equinócios e solstícios. Durante o ano sideral percebemos que o Sol não nasce e nem se poe no mesmo lugar durante o ano, e ou, os raios do sol, ao penetrarem nas frestas de janelas apresentam diferentes inclinações enquanto o ano sideral está passando. Voltando a nossa comparação com o planeta Vênus, temos que, o nosso vizinho estranho, apresenta translação diferenciada, o período de translação de Vênus é de ordem de 224,7 dias terrestres, e, se observarmos bem, um dia em Vênus dura mais do que um ano, se fossemos venusianos.


PRECESSÃO

Este tipo de movimento pode ser estranho, mas, fundamental para analisarmos o carrossel cósmico. Tal movimento é um fenômeno físico que está relacionado ao eixo de rotação de um objeto que muda a medida que gira. Tal fenômeno ocorre com o nosso planeta e isso gera uma pequena mudança de referencial estelar. Com o passar do tempo, ou seja, tomando uma constelação do zodíaco como referência, ao completar um ciclo do movimento de precessão, a posição relativa da constelação de referência é alterada. O período de precessão do planeta terra é de ordem de 25770 anos terrestres que corresponde a variação da eclíptica em relação a linha do equador. Vale salientar que, ao olhar a posição de alinhamento SOL-TERRA-CONSTELAÇÃO ZODIACAL é uma hoje, mas era outra a 26000 anos atrás, ou seja, o movimento de precessão muda os signos do zodíaco por períodos, o que firma ainda mais que a astrologia não é uma ciência.

 

NUTAÇÃO

Para este movimento, destaco que, o desenho da circunferência realizado pelo movimento de precessão, que o eixo imaginário do planeta desenha, não é perfeito, existe uma oscilação que faz com que essa imperfeição de circunferência seja notada. Logo, podemos definir o movimento de nutação, que se origina pelo fato de o eixo polar apresentar uma vibração detectada sendo que, o eixo da terra se inclina um pouco mais ou um pouco menos em relação a circunferência que desenha durante o movimento de precessão descrito acima. O movimento também é periódico e podemos dizer que o período é cerca de 18 anos e 6 meses, durante este tempo, observa-se uma variação de aproximadamente 700m em relação a posição inicial.

Estes movimentos são os principais relacionados ao nosso planeta, repito que existem outros movimentos descritos, haja vista estarmos interligados a questão do relativismo, pois, em se tratando do referencial adotado, podemos verificar qual o comportamento da trajetória de um corpo, e ou, a situação de repouso e ou movimento do mesmo. Podemos, em outras oportunidades, comentar sobre os outros movimentos apresentados e não descritos neste post, e esperamos que o visitante e ou seguidor do blog tenha sido agraciado por mais uma informação de nosso planeta a deriva no oceano cósmico. Este blog agradece a sua visita e deseja a todos bons céus.


Category: 2 comentários

2 comentários:

Unknown disse...

Ciência pura. Parabéns Rennan.

Rennan Lopes disse...

Obrigado... Esteja sempre por aqui e divirta-se. Por este espaço você tem acesso a WEBrádio e canal. Venha junto que somos todos caçadores de conhecimentos.

Postagens populares

Seguidores