Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA - 10/01/2020



Seguidores, este ano mal começou e já tivemos um evento astronômico de destaque. Tratou-se do eclipse penumbral da Lua. Vamos aproveitar essa postagem para deixar todos informados. Este ano tem mais eclipses, e nós vamos definir as datas para que todos fiquem informados em relação aos eclipses da lua e do sol do ano de 2020. Siga-nos e marque em sua agenda as datas e horários que vamos definir.
Antes disso, vamos falar do último evento de destaque da nossa astronomia que chamamos de eclipse penumbral da Lua, que, nada mais é do que, um alinhamento do Sol/Terra/Lua e, como todos sabem, tal alinhamento faz com que a Terra possa produzir uma sombra no espaço e uma penumbra, uma espécie de quase escuridão, gerada quando, relativamente, temos uma fonte de luz extensa iluminando um corpo opaco. Logo, o Sol é uma fonte de luz extensa e a Terra é um corpo Opaco produzindo no espaço uma sombra e uma penumbra, e, como a Lua gira em torno da Terra, em um momento, pode haver uma passagem da lua na penumbra - Eclipse penumbral - e ou, passagem da lua na sombra - Eclipse propriamente dito. Assim, um eclipse penumbral não está ligado a um alinhamento perfeito, já um eclipse propriamente dito, esse sim, é um alinhamento perfeito entre esses astros na sequencia já mencionada. Tudo isso ocorre devido uma das evidências da Física clássica para o comportamento da luz que no vácuo se propaga em trajetória retilínea.


Para este ano, tivemos no dia 10/01/2020 um eclipse penumbral às 06h:10min (horário de Brasília) com uma magnitude de 0,896, em função do horário do evento o mesmo não pôde ser visualizado em nosso país, e, se por um acaso, o horário fosse favorável, dependeríamos da magnitude do evento do eclipse penumbral que geralmente é imperceptível a olho nu, e assim, ser necessário um telescópio para poder acompanhar o evento. Tal eclipse penumbral de 10/01/2020 pôde ser acompanhado pela Ásia, África e Europa e ainda, seu acompanhamento pode nos trazer informações sobre a atmosfera da Terra e alinhamentos.
 Pegue sua agenda e já marque os próximos eventos de alinhamento para o ano de 2020, estes visíveis pelos brasileiros e comentados no blog Ciências aqui!!! 

VAMOS ANOTAR!

. O primeiro eclipse de 2020 visível para brasileiros ocorrerá entre os dias 4 e 5 de setembro iniciando às 00h:07min até 02h:52min.

. Dia 30/11/2020 teremos eclipse parcial da Lua

. Dia 14/12/2020 teremos um eclipse parcial do sol - Alinhamento não perfeito SOL/LUA/TERRA - visto pelos brasileiros, chilenos e argentinos. Aqui, o Sol terá 27% de sua luz emitida encoberta pela lua. 
Quer saber mais? Fique acompanhando a nossa página no Instagram e Facebook e sempre fique conosco por aqui. Aguardem novidades e vamos avançar na nossa viagem pela Física, Química, Astronomia e Astronáutica.  
ABRAÇOS ASTRONÔMICOS

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores