Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Hoje a nossa nave espacial entra no PERIÉLIO.



Nossa nave espacial, o planeta Terra, continua sua jornada em torno do SOL, são, este ano, 366 dias, um dia a mais devido o ano ser bissexto. Nosso planeta está, nesse momento, 04/01/2020 a uma distância de 0,9824 UA, o que equivale a 146.964.906,89 Km do sol. Para entender melhor, 1UA = 149.597.828,68 Km (valor aproximado), o que nos fornece uma diferença de 2.632.921,79 Km, distância essa que estamos mais próximos do Sol. Bom, assim, nessa viagem, temos um período em que, estamos mais próximo do Sol e, em outro período, estamos mais distantes da estrela.
Tem pessoas que imaginam que a trajetória da terra em torno do Sol é circular, o que não é verdade. E também, tem gente que pensa que quando estamos mais próximos do Sol ela estaria mais quente, o que também não é verdade. Então, o que nos faz estarmos mais próximo do Sol ou mais distante?
E o que faz com que a Terra possa esquentar em função do Sol? Ciências aqui!!! responde Vamos lá...

TRAJETÓRIA DA TERRA EM TORNO DO SOL

A nossa nave espacial tem uma trajetória elíptica em relação ao Sol que ocupa a posição do foco da elipse associada a trajetória que apresenta baixa excentricidade. Detalhes desas trajetória foi descrita por Johannes Kepller, que descreveu em uma das leis da cinemática do movimento planetário que leva seu nome.
 Assim, como mostra a figura, tem um momento que nossa nave azul está mais próxima do Sol - Periélio e, mais distante do sol - Afélio. E ainda, quando estamos no periélio, a nossa velocidade orbital é maior, e quando estamos no afélio a nossa velocidade orbital é menor. Essa trajetória também é aplicada ao sistema TERRA-LUA, neste caso, a Terra ocupa o foco da elipse associada, e a Lua percorre a elipse. Lua mas próxima da Terra - Prigeu, e Lua mais distante da Terra - Apogeu.
O calor que sentimos na Terra, não está associado diretamente ao periélio e ou afélio, a variação do clima na Terra estaria associada a outros fatores que podem ser tratados, em detalhes, em outros artigos desse Blog. Mas, diretamente, posso dizer aos seguidores que as estações do ano estão interligadas a inclinação do eixo vertical imaginário do nosso planeta. Trópicos de câncer e capricórnio e equador são referenciais utilizados para análise da emissão de radiação a partir do Sol. Como o eixo de rotação da Terra é inclinado, durante a viagem, regiões recebem mais radiação e ou menos radiação, independentemente da ação da distância que, em comparação, é irrelevante. Além disso, a atividade solar, influenciaria diretamente a Terra, a aparição das manchas solares, em atividade, pode causar alteração climática no planeta. 

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores