![]() |
Foto do ocorrido |
Aqui, quero mostrar para os leitores e curiosos o que realmente ocorreu junto ao vidro citado, sejam bem vindos a viagem ao mundo da física e da química.
VIDRO TEMPERADO:
O vidro temperado é diferenciado, pois, passa por processos físicos para ser definido, ou seja, este tipo de vidro é obtido a partir do comum por fornecimento de calor e rearranjo das partículas constituintes, tudo isso ocorre dentro de fornos especiais chamados de têmpera horizontal automatizado com alto padrão de qualidade.
![]() |
Foto do ocorrido |
As características favoráveis desse tipo de vidro estão relacionadas a resistência (vidro temperado é 5 vezes mais resistente do que o comum), é mais resistente a flexão, flambagem e pressão, mas, as características desfavoráveis estão interligadas a não resistência ao furo, corte e ou choques em vértices e ou pontas, se isso ocorrer, o vidro se estilhaça de maneira repentina em pequenos fragmentos que não apresentam pontas cortantes.
VIDRO QUEBROU SOZINHO.
Pode ocorrer isso devido 5 problemas que gostaria de citar:
Um desses problemas adicionados ao choque térmico e ou manuseio são fundamentais para o entendimento, pois, a irregularidade ocasionada no vidro pode se propagar em uma espécie de propagação em cadeia por todo o vidro e ele se estilhaçar - outra característica física do vidro Temperado.
. Erro na fabricação - pode ocorrer, do vidro em questão, ter sido fabricado de maneira indevida, ou seja, o erro que quero citar é a formação de bolhas durante a fabricação que após o resfriamento continua fazendo parte do material, e, após um choque simples pode propagar a onda a todo o vidro que se estilhaça;
. Defeitos no pré-processamento - Depois da têmpera, a área interna do vidro é submetida a uma tensão permanente de tração aumentada que pode ser, posteriormente o motivo de quebra de vidros;
. Defeitos no processo de têmpera - Tal problema pode ocorrer em haver erro no procedimento físico da transformação do vidro comum em vidro temperado, o erro, pode ser relacionado a temperatura para que o fenômeno ocorra. No forno, a temperatura deverá estar entre 620 graus Celsius a 640 graus Celsius. Abaixo e ou acima desse intervalo de temperatura, o vidro perde as qualidades já apresentadas;
. Armazenamento do material - Como já foi dito, o vidro temperado não pode sofrer choques no vértice e ou cantos, assim, o armazenamento desse tipo de vidro não impede tais choques e o mesmo pode ser totalmente estilhaçado. O vidro temperado ao sofrer toques bruscos, nessas localidades, espalham a onda de choque em todo o corpo material e instantaneamente o mesmo estilhaça em pequenos pedaços;
. Problemas de instalação - Já disse que o mesmo não pode ser furado e ou cortado, assim, ao instalar uma porta de vidro de maneira errada, pode fazer com que o mesmo possa se quebrar, a tensão de um parafuso e ou o toque brusco em orifícios, já definidos na fabricação, podem fazer com que ele se quebre instantaneamente.
Mas, vamos ao que interessa. O vidro pode se quebrar sozinho?
![]() |
Dilatação térmica distorce até aço. |
A resposta é Não! Tudo tem um motivo, e para esse problema é dilatação térmica. Este fenômeno está relacionado a variação nas dimensões de um material em função da temperatura, dimensão inicial e do tipo de material, ou seja, tem materiais que se dilatam mais do que outros. Logo, se aumentarmos a temperatura de um corpo, as dimensões do material aumentam e se diminuirmos a temperatura do corpo, as dimensões diminuem. Nessa brincadeira de "elástico", o vidro temperado, que apresenta algumas falhas acima citadas se estilhaça do nada, e é assim que o fantasma da física e da química assombra muitas pessoas.
Essa foi a contribuição do Blog Ciências aqui!!! de descrever para os queridos leitores os fantasmas da natureza. Eles não fazem medo se vocês perguntarem o que ocorre e como funciona tudo. Vamos embarcar nessa viagem aos horizontes. Grande Abraço!
0 comentários:
Postar um comentário