Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Olhe para o céu HOJE de maneira diferente.

Olá seguidores do Blog Ciências aqui!!!
Hoje é o ultimo dia do ano de 2019! 
Estamos prestes a presenciar a entrada de 2020 com alegria e é comum acompanhar a queima de fogos de artifício colorindo o céu. 
Todas as pessoas apreciam as cores amarelo, violeta, verde, azul, entre outras que deixam o céu belo e exuberante. A pergunta é: Como o fogo fica colorido? 
Com a descrição do blog Ciências aqui!!! essa pergunta será respondida e a partir de hoje, o seguidor irá olhar a queima de fogos com o óculos da ciência, mais precisamente falando, com o grau da QUÍMICA.
Tudo que nos rodeia é composto por átomos, e os mesmos podem ser divididos, fundamentalmente, em prótons, nêutrons e elétrons. Prótons e nêutrons compõem o núcleo, e a eletrosfera é composta por elétrons que giram em torno do núcleo e ainda tendem a se aproximar ou se distanciar do núcleo, "pulando de órbita" em função da energia ser fornecida ou não aos elétrons, ou seja, quando o elétron recebe energia externa, a tendência é se afastar do núcleo do átomo, e ao contrário, se aproximar do núcleo. O detalhe mais legal disso tudo, é que, quando o elétron recebe a energia mencionada, salta para uma órbita mais externa. Como já foi dito: ao tentar equilibrar o seu estado fundamental tende a emitir quantum de energia(fóton) que ao se encaixar no espectro eletromagnético visível produz uma cor característica do material, assim, a cor emitida é a identidade do átomo.
A virada do ano 2019/2020 vem com fogos de artifício que, claro, funciona com uma combustão de pólvora que é uma reação química exotérmica - Libera calor(uma forma de energia) - ativando elementos químicos que estão espalhados, separadamente, no artefato.
Abaixo, apresentamos a característica de algumas entidades químicas quando ativados pelo calor:


A teoria quântica permitiu a Niels Bohr formular esta concepção de modo mais preciso: as órbitas não se localizariam a quaisquer distâncias do núcleo, pelo contrário, apenas algumas órbitas seriam possíveis, cada uma delas correspondendo a um nível bem definido de energia do elétron. A transição de uma órbita para a outra seria feita por saltos pois, ao absorver energia, o elétron saltaria para uma órbita mais externa(conceito quantum) e, ao emiti-la, passaria para outra mais interna (conceito fóton). Cada uma dessas emissões aparece no espectro como uma linha luminosa bem localizada.



Hoje, o seguidor irá olhar o céu iluminado pelos fogos de artificio e cada cor observada será interpretada de maneira diferente. Em vez de ver só a luz, irão saber qual estrutura está sendo ativada. Caso você não viu essa postagem no tempo hábil, não se preocupe, olhe para o céu! As estrelas que brilham no céu podem dizer a você de que eram, ou de que são formadas. Olhando para o céu vemos o passado e não o presente, em outra oportunidade explicaremos melhor o que seria ver o passado. 
Fique conosco!
 O blog Ciências aqui deseja a todos um feliz ANO NOVO!!! 




Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores