Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Robô Spirit comemora o sexto aniversário atolado em Marte.


Neste último dia 3 de janeiro o robô Spirit fez mais um ano de vida, agora são 6 anos, é uma pena que neste aniversário o robozinho se encontra atolado em solo marciano à nove meses atras as rodas do Spirit atolaram em um solo arenoso e fofo de uma planície chamada Troia, são intenso os esforços dos cientistas para retirar o nosso amiguinho de lá, no entanto, ainda não deu para movimentar as rodas, agora os cientistas estão reocupados com o robô pois o local onde ele se encontra estará no inverno logo logo e como sabemos que o inverno marciano é intenso e frio o Spirit pode não aguentar, pois suas placas solares não irão captar energia suficiente do sol para que haja um aquecimento do sistema operacional do robô.
O protótipo foi lançado para realizar uma missão de 90 dias e até hoje ainda se encontra em operação, é realmente um robô de impressionar, os engenheiros e cientistas que cuidam da manutenção do robô temem pelo que pode acontecer mas não perderam a esperança de desatolar o Spirit, como já dissemos o robô já impressionou a comunidade científica e pode ainda impressionar saindo desta fria.
Algumas panes no robô já foram listadas em 2006 a roda direita frontal deixou de funcionar e a 1 mês atras foi a vez da roda traseira dianteira travar, no entanto sem que a NASA esperasse a roda direita frontal voltou a funcionar e neste momento enquanto você lê o artigo cientistas estão tentando direcionar as placas solares em direção ao sol para que o robô resista ao inverno rigoroso de Marte.
"Com o atual ritmo de acumulo de poeira, colocar os painéis em zero de inclinação é fundamental para converter energia para os aquecedores de sobrevivência durante o inverno", disse a engenheira Jennifer Herman, responsável pelos sistemas de energia do Spirit e ligada ao Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, JPL.
Foto: Nasa/Jet Propulsion Laboratory

1 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores