Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Eclipse solar!!!


Um eclipse solar ocorre quando a lua passa em uma linha reta entre a Terra e o Sol. A sombra da lua passa sobre a superfície da Terra e encobre a luz do Sol assim visto da Terra.
Como a lua se move em órbita da Terra em um ângulo aproximadamente 5º em relação ao plano de órbita da Terra em relação ao Sol, ela atravessa o plano orbital da Terra somente duas vezes ao ano. Estes períodos são chamados de períodos de eclipses, porque são os únicos períodos em que os eclipses podem ocorrer. Para que um eclipse ocorra, a lua deve estar em uma fase específica; para um eclipse solar, deve estar na fase de lua nova. Esta circunstância faz com que os eclipses solares sejam relativamente raros.
Neste último dia 1 de agosto de 2008 a Lua esteve próxima de seu perigeu e passou exatamente à frente do disco solar, provocando o quinto eclipse total do século XXI. O fenômeno pôde ser visto por mais de 1 bilhão de pessoas nas latitudes elevadas do hemisfério Norte, o que infelizmente exclui o Brasil e boa parte do mundo, mas você não vai ficar de fora,aqui você pode assistir ao eclipse solar de 1 de agosto de 2008 acessando os vídeos abaixo:

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores