Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

MISSÃO - MARTE







Durante algum tempo o blog Ciências aqui!!! divulgou a missão de lançamento do jipe-robô Curiosity a partir de um link do lado esquerdo do nosso site que trazia a informação "ENVIE SEU NOME PARA MARTE". Ao clicar o leitor poderia ser direcionado para o site da nasa diretamente para o "laboratório de propulsão a Jato - JPL" da NASA - Agência espacial americana. O leitor poderia participar indiretamente da missão se inscrevendo para enviar seu nome para um microchip que seria enviado para marte juntamente com o jipe-robô. Se você participou seu nome está além do planeta terra rumo a Marte. O link que direcionava você para o JPL agora te direciona para o site oficial da NASA.
A MISSÃO


A agência espacial americana lançou,o Laboratório Científico de Marte, veículo mais avançado para estudar o planeta vermelho.

O foguete Atlas 5, construído pela United Launch Alliance decolou da plataforma de lançamento 41 na Estação da Força Aérea na Flórida. O Laboratório Científico de Marte chegará ao planeta vermelho em agosto de 2012. Depois de uma viagem de 9,65 milhões de quilômetros, ele se aproximará da cratera Gale de Marte, onde vai analisar o planeta por dois anos.
Depois que se desprendeu o segundo segmento, a cápsula que contém a sonda "Curiosity" disparou a mais de 24.000 km/h para sua travessia de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio com destino à cratera de Gale, em Marte.

"Estamos muito animados em lançar o mais avançado laboratório científico para Marte", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. "Ele nos dirá informações cruciais que precisamos saber sobre Marte. Enquanto avançamos em conhecimento científico, vamos nos preparando para missões tripuladas para o planeta vermelho e para lugares que nunca estivemos antes".
Também chamado de Curiosity, o jipe-robô custou 2,5 bilhões de dólares e vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas. Ele possui 17 câmeras e 10 instrumentos científicos, incluindo laboratórios químicos para identificar os elementos em amostras de solo e rocha, que serão escavados pelo braço robótico da sonda de perfuração.
O Curiosity vai pousar na cratera Gale, com 154 quilômetros de diâmetro.O local é considerado interessante para estudo, pois dentro dela há uma montanha com depósitos em camadas, erguendo-se a 4.800 metros - o dobro da altura das camadas que formam o Grand Canyon, nos EUA.

A base da cratera da montanha possui argila, evidência de um ambiente úmido prolongado, disse o cientista planetário John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e cientista-líder da missão principal. A água é considerada um elemento chave para a vida, mas não o único. Sondas anteriores já procuraram sinais de água de superfície.

Com "Curiosity", a Nasa muda seu foco para procurar outros ingredientes para a vida, incluindo o carbono orgânico. "É uma longa tentativa, mas vamos tentar", disse Grotzinger a jornalistas.


MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

FONTE: NASA

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores