Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

2012 É O FIM?





Temos orgulho de usar a internet como fonte de pesquisa, e podemos usufruir dela de maneira a enriquecer a informação quanto a determinados assuntos. Infelizmente as informações passadas por este meio de comunicação tão bajulado as vezes não satisfazem a verdade. Principalmente quando se fala em ciência. Blogs, e até sites, divulgam informações terriveis sobre assuntos que a ciência jamais afirmou ou afirmará, um exemplo é o famoso "FIM DO MUNDO". Blogs aproveitam para informar o início de um apocalipse e aproveitam toques para informar que isso ocorrerá no ano de 2012. Todo mundo já deve ter ouvido falar no fim do mundo em 2012, filmes mostraram este fim baseando-se em um antigo calendário Maia. Mas, o que a ciência tem a dizer sobre estas fofocas que rolam na internet? O blog ciências aqui!!! colheu algumas informações a respeito desta profecia que na realidade não tem nada de científica, vamos conferir?

O QUE DIZEM POR AI?







21 de dezembro de 2012 - Este é o dia D, o dia em que o mundo vai acabar, o dia em que todos irão virar pó.

Neste dia, dizem por ai, que ocorrerá um grande alinhamento no sistema solar, com a terra alinhando-se ao centro da via láctea, quando ocorrer isso, forças não conhecidas, irão aniquilar a terra, pois, fenômenos naturais destruirão toda a vida no planeta, Neste mesmo período, nosso sol, estará com atividade anormal e torrará a camada de ozônio e todos os seres vivos serão cozinhados pela radiação. Ainda posso adiantar que, dizem por ai, ainda, que o campo magnético irá sofrer uma inversão que fará o planeta girar ao contrário, isso por causa de um choque inevitável da terra com um planeta de nome Nibiru ou Hercólubus.

Posso dizer a todos os leitores do blog ciências aqui!!! que tudo que foi escrito acima não tem base científica e representa apenas um verdadeiro papo furado, balela... Mas em que estou me baseando para dizer isso?

O QUE DIZ A CIÊNCIA?

Antes de mostrar o que a ciência diz a respeito do fim do mundo em 2012 temos que mostrar como tudo começou. Pois bem, tudo deu início com o alerta de que Nibiru, um planeta hipotético descoberto pelos sumérios ha mais de 4 mil anos, entraria em rota de colisão com a terra, isso iria acontecer em maio de 2003 e não aconteceu, daí mudaram a data do apocalipse para dezembro de 2012, mais precisamente falando o dia 21 de dezembro de 2012, esta data escolhida para marcar o ciclo importante do calendário Maia.









E quem eram os Maias?

Era uma civilização mesoamericana que atingiu o ponto culminante de sua civilização no ano de 250DC e 900DC. Esta civilização se destacava em relação a observações astronômicas fazendo exelentes previsões e observações da Lua e de Vênus, além de elaborar uma exelente técnica de contagem do tempo e de elaboração de calendários, este que fazia referência aos dias sem fazer contagem de anos. Este calendário má interpretado por alguns alimentou a mídia no que se diz respeito ao fim do mundo ser justamente na data mencionada, o que não satisfaz a realidade do calendário Maia, haja vista, que o mesmo continuria marcando o tempo e esta data apenas marcar apenas o fim de mais um ciclo.

E O ALINHAMENTO PLANETÁRIO? E O SOL ESTARÁ MAIS "FEROZ"?




É bem verdadee que ocorrerá em 21 de dezembro de 2012 um alinhamento ou um "quase alinhamento" Terra/Sol/Centro da galáxia. Mas calma, isso corre todo ano, neste período do ano, ocorreu este ano de 2011 e ocorrerá em 2012 e em 2013, além disso, posso adiantar que a atividade solar será destaque no ano de 2012, no entanto, isso é muito normal para a nossa estrela, pois representa um ciclo de atividade solar que já aconteceu em anos anteriores. É bem provável que nosso astro rei possa mostrar as suas unhas neste ano que se aproxima, mas, nada de preocupação ou que cause um grande cataclisma.

E A INVERSÃO DE POLOS IRÁ OCORRER?







Segundo os geofísicos, os polos de nosso planeta já se inverteram, mas, nenhum geofísico admite que estes polos possam ser invertidos instantâneamente, ou seja, os polos magnéticos e as linhas de indução do planeta um dia irão ser invertidas, mas, isso certamente não irá acontecer em 2012.

Geofísicos chegam a estas conclusões pela análise de materiais ferromagnéticos e minerais que apresentam propriedades magnéticas, utilizando de informações colhidas em pesquisas os cientistas calculam que os polos magnéticos do planeta irão sofrer uma inversão total daqui a 250 mil anos.

E A INCLINAÇÃO DA TERRA SERÁ ALTERADA?

A inclinação do planeta foi determinada a milhões de anos e pode ter sido iniciada pela colisão de corpos celestes, isso é uma hipótese. Agora, falar em mudanças na inclinação e ou rotação do planeta é falar em um absurdo! Não existe nem uma evidência capaz de afirmar tal coisa, é preciso uma força descomunal para que ocorra tal fenômeno, é preciso que um corpo celeste entre em colisão com o nosso planeta para que isso ocorra, no entanto, sabemos que nada está em rota de colisão com a Terra neste momento, não existe nada que possa colidir com o nosso planeta que conheçamos atualmente que possa causar este dano.


E O PLANETA NIBIRU EXISTE REALMENTE?



Como já vimos Nibiru é o nome hipotético de um planeta também hipotético que sumérios a mais de 4 mil anos afirmaram que exitiu. Nibirú é uma piada para a astronomia e para a ciência, jamais existiu. E se você leitor do blog ciências aqui!!! já ouviu falar no planeta X, posso dizer que este palneta, ou esta designação, é usada para planetas que não se tem informações precisas, ou seja, o próprio planeta anão plutão um dia foi chamado de paneta X assim como Ceres e Éris.

Não existe nem um planeta X, nem um planeta Nibiru em plano de colisão com a Terra.

Depois de ler este artigo sobre o "Fim do mundo em 2012" o leitor pode separar o melhor Champagne para a festa da virada, se deliciar e fazer votos de um FELIZ ANO NOVO com realizações sem se preocupar com os Maias, com planetas, com o sol, ou com o campo magnético da Terra.

PARA SABER MAIS VEJA POSTAGEM FEITA PELO BLOG EM 2009


Category: 0 comentários

0 comentários:

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores