Rádio Ciências aqui!!!
A fraude do ossuário de Jacob, o irmão de Jesus
Rennan Lopes
Tratar de decifrar a história sempre é uma tarefa árdua e difícil, mais ainda se aparecem oportunistas, gente sem escrúpulos que por ambição, reconhecimento ou dinheiro fácil tratam de tergiversar a história para seu próprio proveito.
Este foi o caso de um tal Oded Golan, um colecionador de antiguidades que em 2002 apareceu com uma urna de pedra que dizia ser o ossuário de Jacob, irmão de Jesus. Tal afirmação baseava-se em uma inscrição na lateral da urna onde podia ser lido:
"Já’akov Bar Yoshef Akhui dei Yehshúah"
"Jacob, filho de José, irmão de Jesus"
Grande parte da comunidade científica não cabia em si de alegria. Se aquilo fosse autêntico, seria a primeira prova material concreta sobre a existência de Jesus e sua família.
Realizaram então dezenas de testes com a urna e chegaram a conclusão de que datava do século I, da zona e da época onde viveu Jesus e quase com segurança que pertencia à tumba dos dez ossuários, o que confirmava ainda mais a sua autenticidade.
Salvo alguns cientistas mais céticos, quase todo o mundo acreditou na descoberta que inclusive foi exposta em diversos museus. Só que em 2004 Oded voltou a aparecer com outra bombástica descoberta. Tratava-se de uma lousa do famoso templo de Salomão, do qual não existe mais nenhuma evidência material após que que Tito o arrasasse no ano 70. A peça efetivamente era muito antiga mas alguns erros lingüísticos na inscrição deixou os pesquisadores intrigados.
Submeteram a pedar por diversos testes e exames por geólogos e químicos e descobriram na superfície da lousa uns microscópicos fósseis marinhos. Ninguém sabe a localização exata do templo de Salomão, mas é fato que ele estava bem longe da costa marinha, de modo que a pedra era mais falsa que uma nota de 3 reais.
Os especialistas descobriram que para dar um aspecto de antigo à pedra, Oded recobriu a lousa com uma pátina especial feita a base de pedra recolhida em uma zona costera. A pedra era muito antiga mas continha os bichinhos que delataram a falsidade da peça.
Esta descoberta chamou a atenção sobre o ossuário de Jacob e após as mesmas análises descobriu-se que ainda que a urna fosse autêntica e que tenha sido roubada dos dez ossuários, a inscrição tinha sido retocada. A primeira parte, o de "Jacob, filho de José" era autêntico, mas "irmão de Jesus" foi acrescentado posteriormente e envelhecido com a mesma pátina patina especial. Oded Golan encontra-se atualmente preso em um presídio Israelense.
Fonte: Mdig
Category:
irmãos de jesus,
Jesus,
ossuário de jacob
0
comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário