Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Por que a lua ficou vermelha durante o eclipse lunar do dia 15 de abril de 2014?

Hoje estive em uma cidade vizinha e observando pessoas comentando o último eclipse lunar, vi comentários relacionados a cor da lua, que se apresentou vermelha durante o eclipse, e alguns comentários indicando que este aspecto estava relacionado ao fim dos tempos.
Me deu uma vontade de fazer um comentário sobre isso e acabar com as especulações, haja vista, o mundo já acabou várias vezes nos últimos anos.
Comentários a parte, posso dizer que, os eclipses sempre foram motivos de presságios em relação ao fim dos tempos, ainda mais um que represente a lua com uma cor não característica, apresentando tons avermelhados. Mas, Por que a lua apresentou esta cor característica? Qual é a explicação para o fenômeno observado hoje na madrugada de terça feira?
Vamos lá... Quando o Sol está se pondo vemos o céu com uma cor avermelhada - o crepúsculo - cor de sangue - isso se dá devido a luz do Sol passar pela atmosfera da Terra, em uma direção não perpendicular ao observador, ou seja, irá ocorrer refração dos raios de luz e o resultado será a cor característica do crepúsculo, assim, no eclipse de hoje, aconteceu coisa parecida. O eclipse lunar é o alinhamento entre SOL-LUA - TERRA. Ou seja, o cone de sombra da Terra "engole" a Lua e o eclipse é total. Caso a Lua percorra a penumbra gerada pela Terra, o eclipse é parcia,l e é neste momento em que os raios de luz do Sol podem entrar em contato com o ar atmosférico da Terra e revelar, por refração, a cor avermelhada na superfície da Lua que por reflexão é observada daqui da Terra, neste momento temos a lua de sangue.
A análise da tonalidade da lua durante o eclipse, para os cientistas, é avaliar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra, e assim avaliar a influencia deste gás no efeito estufa.
Se o eclipse da Lua de sangue é um presságio para o fim do mundo, ele será se avaliarmos em cada uma das luas de sangue a tonalidade vermelha da mesma, pois, a mudança nesta tonalidade implica em analisar a gravidade da concentração de dióxido de carbono na atmosfera e em consequência o efeito estufa que pode destruir a vida no planeta se o mesmo estiver aumentando a temperatura da terra
Category: 1 comentários

1 comentários:

Luz13 disse...

Gostei do blog! Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores