Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

A divulgação da ciência e da tecnologia no Brasil: Um proposta para o ensino de Física


A divulgação científica no Brasil tem pelo menos dois séculos de história. Nas duas últimas décadas tem sido observada uma expansão significativa dessas atividades: criação de centros e museus de ciência; surgimento de novas revistas e websites; maior cobertura de jornais sobre temas de ciência; publicação crescente de livros; organização de conferências populares e outros eventos que despertam interesse em audiências diversificadas por todo o país.
Quanto à educação científica formal, em geral, é muito baixo o desempenho dos estudantes brasileiros em temas que envolvem ciências e matemáticas.
A consolidação de uma cultura voltada para a valorização da ciência é condição importante para a própria evolução do Brasil. Mas a ciência, por si mesma, não resolve os graves problemas de desigualdades sociais, desemprego, degradação ambiental, para não falar de problemas éticos. Ciência e tecnologia não significam necessariamente mais justiça, maior igualdade e melhores condições de vida. São dimensões absolutamente necessárias, mas não suficientes. Não custa lembrar Einstein: “Não superestimem a ciência e seus métodos quando se trata de problemas humanos!(...) O intelecto tem um olho aguçado para os métodos e ferramentas, mas é cego quanto aos fins e valores”.
Aproveitando as idéias provindas de pesquisas e estudos do professor pesquisador, Dr. Ildeu de Castro Moreira, é também dever do professor proporcionar o elo entre o aluno e essa ciência que, por muitas vezes, está distante, até parecendo ciência de laboratório.  É nesse sentido que a escola precisa contribuir no papel da divulgação científica ajudando no planejamento do professor. O docente, por sua vez, precisa preparar momentos em que os alunos se sintam mais estimulados a gostar da Física. São bons exemplos as Feiras de ciências, participação em eventos como Olimpíadas de Física, astronomia, matemática, visitas a museus, planetários, aulas diferenciadas com uso de web sites científicos e simuladores on line  que podem ser planejados para promover e ampliar o gosto por essa disciplina.
Entre março e setembro de 1905, um rapaz de apenas 26 anos produziu cinco trabalhos que mudariam a visão de mundo que se tinha até então e serviriam de base para diversas inovações tecnológicas surgidas ao longo do século, como o raio laser, os transistores, entre muitas outras. Seu nome,como já fora mencionado anteriormente, era Albert Einstein. O ano de 1905 ficou conhecido como sendo o segundo Ano Miraculoso da Física, sendo o primeiro Ano Miraculoso o ano de 1666 ao qual Isaac Newton publicou sua Lei da Gravitação Universal.
Em 2005 a ONU declarou o ano internacional da Física, por ser o aniversário de 100 anos das publicações dos trabalhos. Aproveitando a comemoração a Sociedade Brasileira de Física estimou o Dia da Física no dia 19 de maio, o que seria uma representação de 19/05 no caso 1905. A partir daí instituições de várias cidades no país celebram a data com seus membros, alunos e associados.
O dia mundial da Física foi comemorado na escola Estadual Professor Ulisses de Góid no dia 26 de maio de 2012. Inscreveram-se 108 alunos dos turnos matutino e vespertino. Neste sábado pela manhã, a partir das 07h30min compareceram 96 estudantes. Os alunos participaram de oficinas com experimentos de Física e astronomia, houve parada para o lanche e segunda parte com apresentação da peça: ‘’A coroa do rei’’, contando a história de Arquimedes.
Neste ano, há uma programação voltada para experimentos de Física, há também a parada para o lanche, em seguida os alunos estão ensaiando a encenação de uma peça de teatro sobre a biografia de Isaac Newton. Será comemorado no dia 25 de maio, às 07h30min.
E você como vai participar da comemoração ao dia mundial da Física? Junte seus amigos, colegas, professores, admiradores e organize algo que possa ser celebrado nesse dia tão importante para a ciência mundial.

CONTRIBUIÇÃO: Amanda Vivian Medeiros de Souza
Professora de Física da Escola Estadual Prof. Ulisses de Góis
Professora supervisora do PIBID-Física da UFRN
Category: 2 comentários

2 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores