Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Novos cálculos colocam cometa muito perto da superfície marciana

Após 185 dias de observação, pesquisadores do JPL, nos EUA, praticamente descartaram a colisão do cometa C/2013 A1 contra o Planeta Vermelho em outubro, mas os cálculos mostram que a aproximação entre os dois será extremamente perigosa.
Orbita do Cometa C/2013 A1 Siding Spring visto de Marte
Clique para ampliar
De acordo com os novos cálculos, a distância nominal de aproximação entre Marte e o cometa C/2013 A1 Siding Spring será de 112 mil km, prevista para acontecer em 19 de outubro de 2014 as 18h51 UTC (15h51 pelo horário de Brasília).
Se a distância nominal praticamente descarta o risco de impacto, uma segunda modelagem feita pelo próprio JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, coloca o cometa a apenas 8 mil km da superfície marciana.
Para chegar aos novos valores, os cientistas usaram dados de 246 observações feitas entre outubro de 2012 e março de 2013, o que permitiu refinar ainda mais os números e desenhar melhor a orbita do cometa.
Com os novos dados, a probabilidade de impacto foi significativamente reduzida, com risco de colisão passando de 1 chance em 8 mil para 1 chance em 120 mil.
Mesmo com o risco de colisão diminuído, a simples passagem do cometa pela alta atmosfera marciana terá consequências imprevisíveis, uma vez que o planeta será mergulhado no interior da coma cometária, repleta principalmente de CO2 e outros gases que fatalmente serão injetados na tênue atmosfera do planeta.
Além disso, cometas são altamente instáveis ante a presença do Sol e até a data da aproximação novos elementos poderão fazer esses números mudarem ligeiramente.
A aproximação de C/2013 A1 ocorrerá durante o dia marciano e poderá ser vista aqui do Brasil com auxílio de telescópios assim que o Sol se pôr no dia 19 de outubro de 2014.
Será sem dúvida, um espetáculo e tanto.

Fonte: 
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores