Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Nave russa Soyuz TMA-08M bate recorde de tempo até a ISS.


A nave russa Soyuz TMA-08M realizou o voo mais rápido da história entre a Terra e a Estação Espacial Internacional. O foguete, com três tripulantes a bordo, se acoplou com sucesso nesta sexta-feira (29) à ISS (sigla em inglês), menos de seis horas depois de ser lançado.
A Soyuz se encaixou com sucesso à estação às 22h28 (1h28 horário de Brasília), cinco horas e 45 minutos após o lançamento. Ela havia decolado do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, às 02h43 (17h43 de quinta-feira (28) no horário de Brasília).
"O acoplamento aconteceu em regime automático e na hora prevista", disse um porta-voz da Roscosmos, a agência espacial russa, citado pela agência oficial "RIA Novosti".
A nave levou à plataforma orbital os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o astronauta norte-americano Christopher Cassidy.
Os recém-chegados são recebidos pelos atuais tripulantes da ISS: o canadense Chris Hadfield, o russo Roman Romanenko e o norte-americano Tom Marshburn.

A viagem

O voo durou bem menos que os dois dias que astronautas e cosmonautas tradicionalmente levam para percorrer o trajeto entre a Terra e a Estação Espacial.
Reportagem da rede de televisão norte-americana "CNN" explica que, apesar de estar a menos de 400 quilômetros de distância da Terra, a estação está sempre em movimento. Isso obriga a nave a ter de dar várias voltas ao redor da Terra até alcançar a ISS. Em geral, o foguete percorre 16 vezes a orbita da Terra. A Soyuz precisou orbitar apenas quatro vezes antes de se juntar à estação.
A escolha da via "expressa" aconteceu depois que a Rússia lançou com sucesso para a ISS três naves não-tripuladas nos meses de agosto e outubro de 2012 e fevereiro de 2013. Os foguetes chegaram à estação orbital em seis horas.
A opção por essa via mais rápida permitiu que a tripulação da Soyuz economizasse 45 horas de viagem e antecipasse em 5 meses e meio o cronograma da missão, segundo a "CNN". 
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores