Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Bóson de Higgs!!!! CONFIRMADO.


A dúvida, se é que ela existia, acabou: os físicos do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (na sigla em francês, Cern) anunciaram nesta quinta-feira (14) que após uma extensa análise de dados a partícula subatômica descoberta em julho de 2012 é realmente o Bóson de Higgs , previsto em teoria em 1964, e é considerado uma das peças fundamentais de formação do Universo.
A partícula, conhecida popularmente como partícula de Deus, faz parte do mecanismo que dá massa a toda a matéria, e ganhou seu nome por causa de Peter Higgs , um dos físicos que postularam sua existência.
No ano passado, os cientistas do Cern anunciaram a descoberta de uma partícula 'parecida com o Higgs', mas que não chegaram a confirmar que se tratava do Bóson com 100% de certeza. Mas hoje os físicos anunciaram em um comunicado em um congresso de Física nos Alpes italianos, após um análise cuidadosa de um ano de dados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons (na sigla em inglês, LHC) que sim, trata-se mesmo do Bóson.
"Para mim está claro que estamos lidando com um bóson de Higgs, embora tenhamos ainda um caminho longo até saber que tipo de bóson ele é," disse Joe Incandela, físico que chefia uma das duas equipes do Cern que lidam com o tema, cada uma com cerca de 3.000 cientistas.
A existência do Bóson confirma a teoria de que os objetos ganham seu tamanho e forma quando seus átomos e elétrons interagem em um campo de energia que contém bósons de Higgs. Quanto mais eles atraem esse campo, maior sua massa vai ser, de acordo com a teoria.
Mas, ainda está em aberto, segundo o comunicado do Cern, se este é o bóson esperado na teoria original ou se o mais leve de vários, como está previsto em outras hipóteses que ampliam o modelo de Higgs.
Mas, por enquanto, está estabelecido que o Bóson de Higgs existe, de alguma forma.
A confirmação coloca o Bóson de Higgs, seus teóricos e descobridores como concorrentes fortes ao Nobel de Física deste ano, mas ainda não se saberia se ele iria apenas para Peter Higgs e seus colegas proponentes da teoria, ou para os milhares de cientistas do Cern, ou se para todos eles.
A busca pelo Higgs motivou a construção do acelerador de partículas LHC, que custou 10 bilhões de dólares (cerca de 20 bilhões de reais), que funciona em um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência na fronteira entre Suíça e França. Ele gera colisões de partículas subatômicas em alta energia para determinar como estas adquirem massa.
PARA SABER MAIS ACOMPANHE O ESPECIAL: O GRANDE COLISOR DE HÁDRONS - CLICANDO AQUI!!!
Fonte: IG
Category: 6 comentários

6 comentários:

Educadores Multiplicadores disse...

Olá Multiplicador Rennan, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!

Aqui está o link da publicação:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/03/ciencias-aqui.html

Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

Multiplicador, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores (divulgaremos nas redes sociais).

E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

Quando quiser acessar o link: Educadores Multiplicadores e o Marquecomx, fique a vontade! (o Marquecomx é parte da parceria).

Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

IRIVAN

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde Rennan!!!
Vim conhecer seu blog através dos Educadores Multiplicadores.
Que reportagem interessante você postou. Será que um dia o homem conseguirá realmente descobrir o verdadeiro segredo da vida??? Isso dá até medo em pensar que sim...
Mas vamos vivendo felizes enquanto podemos.
Tenha dias felizes e abençoados.
Espero nos vermos mais vezes.
Tenho um blog individual: Pequenos Grandes Pensantes, seja bem vindo quando desejar...
Abraços da Bia!!!

Ant P disse...

Olá, Rennan!
Embora seja um homem das letras, a ciência faz parte dos meus interesses. Assim sendo, visitei e apreciei o seu blogue e já sou seguidor.
Abraço.
António Pereira (educador multiplicador)
http://acordo-ortografico.blogspot.com
http://portuguesemforma.blogspot.com

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Oi Rennan. Passando para lhe desejar boas Vindas ao Ed. multiplicadores. E dizer que é bom demais conhecer um blog como o teu. adorei os assuntos que você aborda.

Nota mil!!!!!

Rárisson Jardiel disse...

Olá Rennan, tudo bem?

Adorei o teu blog, sou fã da física e com o conteúdo que encontrei aqui eu não poderia deixar de te propor uma parceria de divulgação. Administro um blog de Paleontologia, outra paixão, e se estiver interessado, o endereço é o seguinte:

http://sodinossauros.blogspot.com

Parabéns pelo ótimo trabalho.
Abraço,

Rárisson J

Rennan Lopes disse...

Agradeço os comentários dos amigos: IRIVAN; Beatriz Paulistana; Ant. P; Vanessa Gonsalves; Rárisson. Estarei dando uma passadinha nos seus espaços virtuais.

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores