Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Tempestade solar pode causar danos ao planeta em 2020.


Uma enorme tempestade solar pode atingir a Terra na próxima década. A chance de isso acontecer é de 12% e pode causar danos de trilhões de dólares a humanidade.

Trata-se de um evento de proporções raras. Erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são comuns, mas essa que acontecerá em 2020 deve ser parecida com a Carrington Event, que aconteceu há mais de 150 anos.Foi o evento mais poderoso já registrado. Ele aconteceu em 1 de setembro de 1859. Naquela manhã, o astrônomo Richard Carrington viu um clarão enorme que rompeu da superfície do sol e emitiu um fluxo de partículas na Terra viajando mais de 4 milhões de quilômetros por hora.

A estimativa da próxima tempestade solar catastrófica foi feita pelo físico Pete Riley, cientista sênior do Predictive Science, em San Diego, California. Riley conseguiu medir a chance de uma enorme tempestade solar ao olhar para bancos de dados históricos e calcular a relação entre o tamanho e a ocorrência das explosões solares. A pesquisa foi publicada na Space Weather, no dia 23 de fevereiro.
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. As tempestades são causadas pelas manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.

Além disso, quando as partículas elétricas liberadas nas explosões solares atingem o campo magnético da Terra, ficam retidas, o que provoca a intensa luminosidade no céu. Porém, apesar da aurora boreal ser muito bonita, as partículas carregadas podem causar estragos em sistemas elétricos.

Na tempestade de 1859, por exemplo, postos de telégrafo pegaram fogo, as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra. Portanto, quanto maior a quantidade de manchas solares, maiores são as explosões e as consequentes interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.



A próxima tempestade solar pode destruir os computadores, derreter os circuitos integrados e causar falhas massivas de discos rígidos. Também pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.

Somente nos EUA, o dano de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todos os danos causados pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa.

Fonte: http://info.abril.com.br/
Sugestão de artigo: Matheus Moraes

2 comentários:

Aloisio Teixeira disse...

Oi, Prof Rennan!

Em face da capacidade de previsão do homem, o mesmo teria que antecipar-se aos fatos e algum tipo de proteção teria que ser inventada para bloqueiar ou amenizar os danos. É possível?

Um abraço!

Rennan Lopes disse...

Olá Aloísio...

Infelizmente hoje, não temos uma tecnologia que nos proteja de uma tempestade solar perfeita.
O que temos hj é um emaranhado de tecnologias aque podem sofrer danos, caso ocorra tal tempestade... Com estas previsões podemos, por exemplo, fazer com que os danos sejam os mínimos possíveis... No entanto, caso ocorra uma mega tepestade solar, e a mesma seja direcionada ao nosso planeta, bummm, é como um disparo de escopeta direto em um alvo, não podemos fazer nada, o primeiro dano é a eliminação integral da camada de ozônio... O resto, passa a ser chamado de O PIOR!!!

Postagens populares

Seguidores