Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Halo Solar foi visto no interior do RN.







Hoje eu estava no twiter teclando quando um dos meus seguidores - ICARO MOURA - da cidade de BARAÚNA/RN postou uma foto do sol. A sua mensagem me chamou atenção e eu fui conferir lá fora o que estava acontecendo. Me deparei com um fenômeno óptico muito interessante conhecido como Halo Solar.
O Halo Solar é uma espécie de anel de luz, o halo rodeia um objeto que pode ser o sol ou a lua. Como se forma na troposfera superior, eles pode ser visto de diversas partes da superfície terrestre.

O Halo acontece porque a luz é refletida e refrectada por cristais de gelo que se organizam de forma particular ao redor do astro. Esse reflexo pode s dividir em cores formando uma espécie de arco-íris circulas, algo realmente incrível.

Para que ele aconteça é preciso que existam cristais de gelo na atmosfera e que esses cristais sejam atravessados pela luz solar. Às vezes o fenômeno pode ser observado ao redor da lua, o que é relativamente comum.

O halo Solar dete Domingo pôde ser observado da cidade de Martins, Baraúna e Mossoró.
Todo oeste potiguar teve oportunidade de verificar o fenômeno.
Nosso amigo ICARO MOURA nos enviou algumas fotografias do céu de sua cidade confiram abaixo a que eu achei mais legal.


O blog Ciências aqui!!! agradece a contribuição do ÍCARO MOURA e deseja bons Céus para ele.


Fotos: Abertura do artigo: Rennan Lopes/ Martins RN

Fim do artigo: Ícaro Moura/Baraúna RN

Category: 0 comentários

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores