Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Tempestade solar pode ter causado apagão no Nordeste brasileiro.




A minha primeira semana de aula na cidade de Umarizal RN foi um pouco perturbadora, como passo a noite toda lá dormindo nas dependências do colégio, e como a cidade literalmente é um forno, necessitamos dos ventiladores para amenizar o calor no quarto(só para vocês terem uma idéia são 2 ventiladores em um quarto). Na passagem da última quinta para a sexta feira a noite em Umarizal foi longa, de repente os ventiladores pararam, a eletricidade sumiu, o sinal do celular zero, e o quarto esquentou. Olhando para a cidade da janela do quarto percebi que o escuro dominava a cidade, o apagão tomava conta de tudo, mal sabia eu, que na minha cidade natal - Martins RN, e em vários estados do nordeste a situação era a mesma. Fiquei imaginando, o que aconteceu com a eletricidade? A sorte é que depois o tempo fechou e caiu aquela chuvinha gelada que deu uma aliviada no calor.
No outro dia e já com a eletricidade normal, ficamos sabendo que o problema era bem maior do que imaginávamos e tudo poderia estar relacionado com o sol( mas não por que ele não estava lá para iluminar o ambiente... certo!). Isso mesmo, à aproximadamente 150000000km o astro rei pode ter nos bombardeado com uma tempestade solar que afetou os sistemas elétricos e castigou o nordeste brasileiro.
Tempestades solares são comuns, elas tem o poder de causar deflexões no campo magnético terrestre originando as famosas auroras, mais comuns nos polos terrestres, e ainda causar alguns danos a sistemas que dependem da rede elétrica. Pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo Espacial nos EUA anunciaram em boletim informativo que uma tempestade solar ás 2h36min atingia o nosso planeta, 23h36min no nordeste brasileiro e 00h36min horário de Brasília, horário do apagão.

Magnetômetros instalados em Boulder, no Colorado, registraram um repentino pulso eletromagnético de 8 nanoTeslas(Tesla é a unidade de medição de campos magnéticos).
Relatos de moradores e da região nordeste afirmam que as próprias luzes dos automóveis e luzes artificiais sofreram comportamento anormal, além disso, estações de rádio sofreram interferência nas suas transmissões. Engenheiros e técnicos em eletricidade ainda até afirmaram que as causas do apagão da última quinta feira para a sexta feira estava relacionado à um acionamento do sistema de proteção em uma subestação no município de Jatobá, em Pernambuco.
Os pulsos eletromagnéticos que ocorrem no sol são o resultado de uma grande explosão que ocorre na nossa estrela, onde parte do resultado desta explosão viaja o espaço e o vácuo até nos atingir a 150000000km. O pulso que talvez tenha originado o apagão foi detectado nos EUA no dia 31 de janeiro de 2011,com a observação de ejeção de uma grande massa coronal da estrela, grande parte destas partículas viajaram ao infinito cósmico, uma pequena porção destas partículas atingiu a Terra formando auroras nas regiões de latitudes médias e altas e, assim, sendo suspeita de ser a responsável pelo apagão no nordeste.
Sabe-se que ainda é cedo para afirmar que o apagão ocorreu por causa desta explosão coronal, no entanto, as evidências convergem para isso. A análise do fenômeno, a perícia e a dedicação de profissionais qualificados irão nos dar uma explicação para este caso, estaremos de olho nas informações para mantermos você também informado. A grande verdade é que eu, na última quinta feira estava em Umarizal no escuro, com um calor horrível, com várias velas para iluminar o ambiente, mas, sem os fósforos para acendê-las.

1 comentários:

Unknown disse...

Ei, Curupira, obrigado pelo que fez com o meu blog. Ficou show! Até postei uma notinha de agradecimento.
Sem querer abusar gostaria de pedir pra vc atualizar o copyright que tá 2010, pra vc colocar 2011, por favor.
Ei, mas ficou massa demais. Vc é o cara!
Obrigado!

Postagens populares

Seguidores