Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

SEGUNDA SÉRIE DO COLÉGIO EFETIVO - UZL É CONVIDADA A PARTICIPAR DA SEGUNDA JORNADA DE FOGUETES EM MINAS GERAIS.



Este ano realizamos, como de costume, a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - OBA - nas duas unidades do Colégio Efetivo - Martins/Umarizal, na ocasião, como sempre, contamos com uma grande participação dos alunos e com a colaboração dos professores da instituição fizemos, novamente, um belo trabalho. Participamos da OBFOG - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUETES - onde obtivemos destaque.


Com o objetivo de motivar e despertar o prazer de fazer ciência relacionando a teoria à prática foi realizada a OBFOG, como de costume, e a OBA. De forma resumida, descreveremos como foi realizada estas atividades com os alunos que formaram suas equipes, de acordo com o regulamento da olimpíada. Assim, foram formadas equipes de nível 3 e 4, onde os mesmos tiveram a responsabilidade de montar, aprimorar e lançar os seus foguetes em busca dos melhores resultados.

FOGUETES DO NÍVEL 3

Os foguetes de nível 3 seguiram o mesmo padrão proposto pelo material de apoio recebido, foi acoplado a uma garrafa pet, presa por uma plataforma com inclinação de 45 graus em relação à horizontal, no interior da garrafa, isolada do meio externo, pois estava totalmente fechada, foi colocado bicarbonato de sódio e vinagre que ao reagirem liberou CO2, este por sua vez, exercia pressão nas paredes do recipiente, restando, por ultimo impulsionar, por ação e reação o canudinho que estava preso na base, assim, o canudinho se deslocava até uma distância na horizontal que então era medida.

As equipes vencedoras obtiveram os seguintes resultados:

Sétimo ano:

Equipe: PLANETÁRIOS LUNARES

Distância: 46,6m

Oitavo ano:

Equipe: ANTARES - 5

Distância: 18,3m

Nono ano:

Equipe: X-TERRA

Distância: 26,4m

A grande vencedora desta modalidade foi a equipe que teve mais esforço devido a mesma se preparar com antecedência e corrigir os erros na plataforma e no foguete. Os lançamentos de testes foram fundamentais para a vitória da equipe PLANETÁRIOS LUNARES no nível 3.

FOGUETES DO NÍVEL 4

Na disputa dos 3 primeiros colocados deste nível tivemos uma vitória apertada e uma competição acirrada desde os lançamentos de teste até o dia do lançamento oficial. As equipes do nível 4, grande maioria delas preferiram construir um foguete com as características do modelo 2009, apenas a equipe campeã optou pelo modelo da plataforma 2010, os alunos campeões alegaram que com o novo modelo de plataforma existia uma maneira de “capturar” mais pressão e assim conseguir maior distância na vertical, usaram os conceitos de lançamentos oblíquos e por meio do treino de lançamentos conseguiram encontrar a melhor maneira de se soltar os foguetes. Como combustível usaram bicarbonato de sódio(conseguiram encontrar um melhor do que os das outras equipes segundo eles) e vinagre como o exposto acima, conseguiram que o foguete adquirisse pressão máxima e com o auxílio de um lançador, proposto no material de apoio, conseguiram soltar o foguete no momento certo. Além disso, a altitude da cidade influenciou para que o foguete obtivesse êxito no lançamento e na sua viagem, soltamos os foguetes em uma altitude de aproximadamente 760m com plataformas de 45 graus com a horizontal, alem de ventos fortes a nosso favor. Disse o líder da equipe campeã ALPHA II.

Equipes vencedoras:

Primeira série:

Equipe: CK-2

Distância: 100m

Segunda Série:

Equipe: ALPHA II

Distância: 130m

Segunda Série:

Equipe: OS MAIS +

Distância: 121m

A equipe ALPHA II foi a grande campeã do OBFOG do colégio sendo que a mesma recebeu o convite para participar da II jornada de foguetes - realizada todo ano com os 50 melhores lançamentos do Brasil, e nós estamos no meio deles, no estado do RN foram escolhidas 2 instituições - COLÉGIO EFETIVO E IFRN.

O local da II Jornada de foguetes será em Passa Quatro/MG nos dias 1,2 e 3 de dezembro, estamos na expectativa de adquirir recursos para irmos a esta jornada, pois não é todo dia que temos uma oportunidade dessas.

Como professor representante da OBA junto ao Colégio Efetivo, parabenizo a todos que estiveram envolvidos na OBA e na OBFOG em especial a segunda série do ensino médio de Umarizal que conseguiram este feito. E VAMOS PARA MINAS...

Vídeo de lançamento do foguete ALPHA II


1 comentários:

Besteiras Aqui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens populares

Seguidores