Rádio Ciências aqui!!!
Como funciona a caixa preta de um avião.
Rennan Lopes
Dispositivo resiste a fogo, água, impacto e pressão.
Falta de energia elétrica não atrapalha gravação de informações.
Apesar de provavelmente estar em uma área de grande profundidade no oceano, a caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico deve ter sobrevivido ao impacto e ter seus dados intactos. O dispositivo é feito para suportar a pressão de até seis quilômetros de profundidade.
Mesmo no caso de uma pane elétrica, a caixa preta continuaria registrando dados. “A caixa-preta tem uma bateria própria, que é acionada quando ela se solta do avião ou quando ele apresenta uma pane elétrica. Assim ela continua registrando dados até o momento de um eventual impacto”, explica o professor de engenharia aeronáutica da USP Fernando Catalano.
O que chamamos de “caixa-preta”, na verdade, são duas caixas separadas de cor laranja. Em uma ficam gravados os dados do voo, como altitude e velocidade. Na outra, ficam registradas as comunicações feitas no cockpit.
Os dados são gravados em múltiplas cópias em chips, guardados em um cilindro de aço ou titânio. Para minimizar o impacto, eles são protegidos por borracha de silicone. Para proteger as informações são colocados isolantes térmicos e contra água.
“A caixa-preta é muito resistente. Ela aguenta altas temperaturas, um forte impacto, pode ficar submersa e seus dados continuarão intactos”, diz Catalano.Depois do impacto, o dispositivo é programado para emitir um sinal para que possa ser localizado por até 30 dias. O sinal do avião da Air France ainda não foi encontrado. Para o professor, seria difícil construir uma caixa-preta tão resistente e capaz de flutuar. “Ela é muito pesada”, afirma. Além disso, se ela flutuasse, seria levada pelas correntes marítimas -- dificultando sua localização.
Fonte: G1
Category:
Air France,
airbus,
avião,
caixa preta
2
comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A grande questão é: e se não acharem a caixa-preta? Ela é construída para se manter intacta a incêndio, desastres, pressões e todos os perigos que podem rondar um desastre aéreo. Mas o mais importante, é sempre encontrar as caixas-pretas.
Esse artigo do VomoTudoFunciona tem mais informações sobre a peça-chave de um desastre aéreo:
http://viagem.hsw.uol.com.br/caixa-preta.htm
Abraços
OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO...
CONTINUE SEMPRE NOS VISITANDO.
UM ABRAÇO!
Postar um comentário