Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Lanterna de carbureto(carbeto de cálcio)


É muito conhecida a reação entre carbetos e água, caso o ânion for o metaneto um dos produtos da reação química será o gás metano, caso o ânion do carbeto seja o acetileto, então, temos como produto da reação do carbeto com água como sendo o gás etino(acetileno). Tal reação é aproveitada na construção de lanternas, cujas estas apresentam um bom rendimento.
Este tipo de lanterna foi muito usada em minas, pescarias, acampamentos e até hoje todas as expedições em cavernas são realizadas a luz das carbureteiras em um modelo um pouco diferente do usado em acampamentos, são muito econômicas pois o kilo de carbureto é barato com alto rendimento e facilmente encontrado em lojas de autopeças, tem uma boa luz, são leves, elas só tem um inconveniente o cheirinho de carbureto.

Como funciona:

As lanternas a carbureto são construídas em latão ou cobre, tendo dois recipientes sobrepostos normalmente acoplados por uma rosca com uma borracha vedante, o superior contém a água com uma pequena válvula que vai pingando no inferior contendo carbureto, em contato com a água que cai, o carbureto reage, gerando acetileno, um gás que escapa sob pressão através de um bico, onde é queimado dando uma chama brilhante e clara. Um refletor é acoplado no bico projetando a luz para frente com um facho luminoso de até 15 ou 20 metros .

Cuidados:


Nunca deixar os bicos entupidos pois pode explodir como uma bomba, os restos do carbureto não podem ser jogados no meio ambiente, tenha bicos de reposição, e chaves para substitui-los, verifique as soldas e borrachas, nunca guarde o equipamento com restos de carbureto, lave tudo com água corrente retirando todos os resíduos, leve sempre algumas cargas de reserva em uma lata bem fechada e protegida da umidade.

Improvisando uma carbureteira:


Improvise uma carbureteira, com 1 lata de ervilhas e outra um pouco mais larga e baixa tipo lata de atum. Tire a tampa da lata de ervilhas, faça um furo bem pequeno quase na parte superior do fundo, na lata maior tire a tampa e faça 2 furinhos para prender o arame , coloque um pedaço de papelão ondulado groso entre as duas latas, coloque umas pedrinha de carbureto bem quebradas na lata de ervilhas amarre as 2 com arame bem forte, molhe o papelão com água, o papelão molhara as pedras de carbureto produzindo gás, e só acender quando começar a cheirar o cheiro de carbureto, não esqueça de ir alimentando a lanterna com água para que não apague, coloque um arame em forma de alça para transportar.

Mas tenha muito cuidado a minha quase que explode!!!!

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores