Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

JÁ IMAGINOU POR QUE O CÉU É AZUL DURANTE O DIA?

Lúcio é uma criança bem curiosa e certa manhã perguntou a seu pai por que o céu era azul, um silêncio reinou naquela manhã e a única saída que o pai encontrou para matar a sede de curiosidade do moleque era dizer que o céu assim era pois, refletia a luz dos oceanos...
Na realidade o fenômeno de determinação da cor do céu não tem lá a ver com reflexão da luz tem sim muito a ver com o fenômeno da refração e dispersão da luz branca da nossa estrela sol. vejamos como tudo acontece:

A luz é uma onda eletromagnética e a luz do sol é uma mistura de cores resultando na luz branca, como já foi dito, e a pequena faixa visível está compreendida entre as faixas do infravermelho e do violeta, é aquela faixa visível que dá origem ao fenômeno do arco-íris, cada uma dessas cores corresponde a uma onda com determinado comprimento. O azul tem um dos menores comprimentos dentro do espectro visível e a vermelha é que apresenta o maior deles, sendo assim, quando a luz do sol chega a terra ela "colide" com diversas partículas e o que vemos é uma espécie de reflexo da luz ao cruzar com estas partículas. Quando o alvo onde a luz bate tem uma dimensão compatível com o seu comprimento de onda, parte da energia da luz é absorvida, fazendo com que haja uma vibração e uma emissão de uma nova radiação. Como os tons de azul tem os menores comprimentos de onda eles são os únicos compatíveis com essas pequenas partículas, que então recebem esta radiação e rebatem, espalhando o azul por toda a parte, por isso o céu é azul durante o dia.
Agora convenhamos, acredito que seria bem melhor não entrar em detalhes com a coitadinha da criança.

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores