Rádio Ciências aqui!!!
II OBFOG - COLÉGIO EFETIVO - MARTINS
Rennan Lopes
Esta foi a data escolhida para a realização da OBFOG para o colégio efetivo,nossos alunos compareceram ao evento e levaram seus respectivos fogueteS para o lançamento oficial, que foi realizado no campo de pouso da cidade de Martins - RN, os alunos, também participantes da XI OBA já vinham fazendo testes de lançamentos e estavam prontos para o lançamento oficial. No local ,de cara, muitos curiosos esperavam para saber quem eram os vencedores desta olimpíada de foguetes e ,claro, cada equipe apresentava a sua estratégia de lançamento.
Os alunos do ensino fundamental - nível 3 - usaram um canudo como foguete, de maneira que o mesmo se encaixava perfeitamente em outro canudo que se ligava a uma garrafa de refrigerante vazia, como combustível foi utilizado ácido clorídrico e alumínio que ao se misturarem dá origem a uma reação química de desprendimento gasoso, que depois de um tempinho, faz com que a pressão interna da garrafa aumente, pois, a garrafa estava parcialmente tampada, e na tampa tinhamos o famoso canudinho já mencionado aqui; Bem, com o aumento da pressão interna temos agora o princípio da ação e reação para completar o fenômeno, o canudinho é expulso a uma distância que deveria ser medida por mim. hehehehehehehehehehehehe (este de cabelo assanhado e careca - já viram isso? - de vermelho).
Falando dos resultados temos:
PRIMEIRO LUGAR: FOGUETE TLM - 2
Este, alcançando a surpreendente distância de 42,22m. Há quem diga que este foguete teria sido auxiliado pelo vento, em minha opinião, esta distância se deve simplesmente pelo fato de a plataforma, do mesmo, apresentar uma inclinação favorável ao lançamento: aproximadamente 45 graus, em relação à horizontal.
SEGUNDO LUGAR: FOGUETE Vx = Vcosâ
Este foguete, muito gracioso alcançou a marca dos 40,61m de distância, especulações pairavam, antes do lançamento que este foguete era um dos favoritos a ganhar a olimpíada, dizem que no momento do lançamento a sorte não ficou do lado deste foguete, na minha opinião, esta foi uma boa colocação.
TERCEIRO LUGAR: FOGUETE AGI-1
Este foguete, definitivamente, era tido como o favorito a campeão, segundo os alunos participantes, chegaram a afirmar que em lançamentos de testes este foguete tinha alcançado uma distância de quase 50m, porém, no lançamento oficial, o AGI-1 atingiu uma distância de 40,42m, na minha análise o grande problema deste foguete teria sido a plataforma de lançamento, pois a mesma, estava com uma inclinação de 30 graus, aproximadamente, em relação a horizontal, não obtendo bons resultados em distância.
Nos lançamentos do ensino médio tivemos foguetes fabricados com frascos de desodorante spray modelado ao formato de um foguete e acoplado a uma plataforma de lançamento.
Nesta modalidade tivemos os seguintes resultados:
PRIMEIRO LUGAR: FOGUETE MAP-1
Este foguete usou um combustível simples, apenas foi colocado em seu interior fermento e vinagre, a ação da pressão interna, devido a reação química no interior do frasco, fez com que o foguete, por ação e reação, atingisse a distância de 7,93m
SEGUNDO LUGAR: FOGUETE RAYWILL
Atingindo a distância de 3,86m, para a loucura de seu criador,que desenvolveu um combustível infalível - segundo ele -. Neste foguete foi utilizado ácido clorídrico e alumínio como combustível, o procedimento de lançamento já é conhecido, no entanto - segundo o criador - a tampa do seu foguete estava frouxa, e isto fez com que o rendimento do foguete tenha reduzido.
TERCEIRO LUGAR: FOGUETE ABLI - 1
Este foguete apresentava características semelhantes a do RAYWILL, no entanto o desempenho deste foguete não superou o RAYWILL, percorrendo uma distância de 2,32m
O Blog CIÊNCIAS AQUI!!! parabeniza, na pessoa de Rennan Lopes, todos os alunos envolvidos na II OBFOG (ATÉ AQUELES QUE ME AJUDARAM), na realidade todos vocês merecem palmas, pois, todos ganharam mais conhecimentos durante estes meses de preparação para a XI OBA. Finalizo este artigo informativo muito feliz com todos vocês... fiquem agora com mais fotos da II OBFOG - COLÉGIO EFETIVO - MARTINS RN.
Category:
ação e reação,
Astronáutica,
astronomia,
física,
foguetes,
OBA
0
comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário