Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

O QUE TEM PARA O MÊS DE DEZEMBRO NO CÉU.


Olá caçadores de conhecimentos!

Como prometido estamos aqui com o boletim mensal de eventos no céu, neste mês de Dezembro de 2017, assim como em todo ano neste mês, teremos chuva de meteoros. Trata-se da chuva de meteoros Geminidas. todo ano a nossa nave espacial, planeta terra, passa pelo rastro de detritos deixado pelo asteróide 3200 Faetonte entre os dias 9 e 19 de dezembro. Este ano, as datas bacanas para observação do fenômeno são 13 e 14 de dezembro, estas que representam o pico do evento.
Sendo a chuva de meteoros mais esperada do ano, pois em média temos cerca de 120 meteoros por hora sendo observados, este ano a chuva de meteoros geminidas ocorrerá em um momento em que a lua estará na fase nova, o que proporcionará um espetáculo a mais, pois a luminosidade no céu estará reduzida.

Como visualizar?

Para observar esta chuva de meteoros não precisa usar instrumentos ópticos, basta olhar na direção da constelação de Gêmeos que nasce a leste e por meados das 2 horas da madrugada(horário de Brasília) ela estará se deslocando para o Norte se direcionando para oeste do firmamento, este é o horário ideal para observar. Não olhe diretamente para a constelação, mas olhe na direção dela. 

O Asteróide 3200 Faetone.


O grande responsável por esta chuva de meteoros é o 3200 Faetone, ele cruza a trajetória da Terra durante a sua vigem pelo espaço deixando um rastro de detritos por onde passa, assim , nosso paneta ao cruzar por estes detritos faz com que, visualizados da terra, tenhamos oportunidade de ver a tal chuva geminidas, e para completar as informações, tal meteoro fara a sua aproximação máxima do planeta 2 dias depois do pico do evento de chuvas de meteoros desse ano, mais precisamente no dia 16 de dezembro de 2017, a grande rocha tem cerca de 5,1 km de diâmetro e está sendo monitorada quanto a sua trajetória no espaço.

Agora é torcer para que o tempo não fique fechado e antecipar os fogos de artifício da virada do ano com um sabor diferente, estes são naturais! Bons céus.

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores