Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

RELÓGIO ESTELAR

Recebi um contato no formulário do nosso blog da professora Edileuza de Física do ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues em Parnaíba-Pi;que perguntava como construir um relógio estelar.
A algum tempo montei um relógio desses com meus alunos em uma atividade prática da OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA - Aqui apresento uma sugestão diferente e que representa a mesma realidade.
Veja como fazer:
1 - Imprima esta página e recorte os círculos que estão em baixo (se pretende imprimir um página sem o fundo a preto, vá por AQUI.
2 - Do segundo círculo (o mais pequeno) recorte o pedacinho branco que se encontra entre as palavras "SÃO" e " HORAS"

3 - Coloque o círculo mais pequeno sobre o maior, alinhe os dois círculos de forma a que os respectivos centros fiquem sobrepostos.

4 - Faça um pequeno furo no centro dos dois círculos (sobre as estrela polar no segundo). Com um arame dobrado, um pionese, ou um pedaço de fio com um nó em cada ponta, una os dois círculos de modo a que estes rodem um sobre o outro.

5 - Já está pronto a usar!

Como usar o seu Relógio Estelar.

1 - Olhe para o céu noturno e encontre a estrela polar (ou a Ursa Maior). Pegue no seu Relógio Estelar e vire-se para ela!

2 - Gire o seu Relógio Estelar de maneira a que o mês corrente se encontre no topo, ou seja de maneira a que o leia perfeitamente na horizontal.

3 - Oriente o círculo mais pequeno (o círculo das constelações) de modo a que fique com a mesma orientação que as contelações no céu, ou seja da maneira em que as contelações do seu Relógio Estelar, Ursa Maior e Ursa Menor, tenham a mesma orientação que as do céu.

4 - Agora é só ler as horas! No meio das palavras "SÃO" e " HORAS" está a hora devida (mais coisa menos coisa). No verão terá de adicionar uma hora ao valor encontrado (por causa do horário de Verão).

5 - Sempre que sair à noite não se esqueça de levar o seu Relógio Estelar.

PARA VER O TRABALHO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO RELÓGIO ESTELAR CLIQUE AQUI.

VALEU EDILEUZA AGORA É COM VOCÊ!

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores