Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Rochas do Stonehenge desvendadas?


O mistério de Stonehenge foi desvendado. Geólogos descobriram a pedreira de onde veio parte das rochas de um dos monumentos mais famosos do mundo. As pedras foram arrastadas do País de Gales até o sul da Inglaterra por 260 km, há 5000 anos atrás.


Os geólogos Robert Ixer, da University of Leicester, e Richard Bevins, do National Museum of Wales, estudaram o conteúdo mineral e as relações de textura entre rochas durante nove meses. A partir disso, conseguiram rastrear algumas rochas provenientes de uma pedreira no País de Gales, a Craig Rhos-y-Felin.
A grande dúvida está relacionada a como as pedras chegaram ao sul da Inglaterra. Alguns pesquisadores pensam que as rochas rastreadas chegaram lá muito antes dos humanos, durante algum deslocamento glacial.


No entanto, existe outra teoria, que acredita que humanos levaram as pedras até a região. Guias turísticos de Stonehenge contam que, provavelmente, pessoas usaram troncos de árvores como rodas para conseguir transportar as pedras. Aproximadamente 600 homens puxaram ou empurraram as rochas durante todo o trajeto.


As rochas rastreadas pertencem ao círculo interno de Stonehenge. Contudo, existem muitas outras pedras responsáveis por dar formato ao monumento com origem desconhecida. Apenas se sabe que elas foram colocadas na região séculos depois.


Ixer e Bevins estão esperançosos para encontrar a origem exata de outras pedras do monumento. Assim, talvez fique mais simples de compreender como as pedras chegaram ao sul da Inglaterra.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Artigo enviado pelo leitor Matheus Morais. O blog Ciências aqui!!! agradece a contribuição.
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores