Rádio Ciências aqui!!!
Um forte abalo de 7.1 graus de magnitude foi registrado no início da noite desse domingo (02 jan) próximo à localidade de Araucania, na costa da região central do Chile. O poderoso tremor teve seu epicentro estimado a 16 km de profundidade, sob as coordenadas 38.36S e 73.28W, aproximadamente a 70 km de Temuco e 90 km de Lebu, em Bio-Bio.
O evento ocorreu às 18h20 pelo horário de Brasília e a primeira réplica com 5.0 graus de magnitude foi registrada às 19h10 a 50 km do sul-sudeste de Lebu, Bio-Bio e 110 km ao noroeste de Temuco. Apesar da grande magnitude do tremor principal, ainda não há registro de vítimas.
O tremor ocorrido na costa chilena foi forte o suficiente para ser detectado na cidade de São Paulo através de sismógrafos instalados no bairro de Vila Mariana.
Até o momento, moradores da capital paulista não relataram terem percebido o tremor de terra, mas observadores mais atentos podem ter percebido movimentação sem causa aparente em vasilhames e copos com água localizados em bairros e edifícios mais elevados.
Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.
Veja detalhes no monitoramento de terremotos do blog Ciências aqui!!! logo ao lado.
Créditos: Apollo11
Category:
0
comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário