Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Existe líquido que não molha?







Existe, sim! Mas isso depende da composição química não só do líquido como também da superfície onde ele é depositado. O mercúrio que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel, mas, se for jogado sobre uma superfície de ouro, a bolinha de mercúrio se desfaz, espalhando-se. O que determina se um líquido molha ou não é uma disputa entre as forças de coesão – que mantêm moléculas e átomos de um mesmo material unidas – e as forças de adesão – determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais. Ou seja, um líquido molha quando as partículas da superfície geram uma atração maior do que a atração das partículas entre si. E, claro, se a superfície tiver poros, o líquido parece molhar mais, porque suas partículas se depositam nesses orifícios.
Ligação entre os átomos de mercúrio é seis vezes mais forte do que a das moléculas da água.

As moléculas de água são polares – têm pólos negativo e positivo – e se aglomeram porque o hidrogênio, que tem carga elétrica positiva, é atraído pelo pólo negativo do oxigênio. Ou seja, o H de uma molécula se liga ao O de outra.

Quando encontram o vidro, as moléculas de H2O em contato com a superfície se desfazem, estabelecendo ligações O-H com as moléculas do vidro (SiOH). Por isso, as moléculas de água se espalham e “molham” a superfície.

O mercúrio é formado por átomos com 80 elétrons e se apresenta na forma líquida – uma exceção entre os metais – porque os elétrons das camadas mais distantes do núcleo não estabelecem uma interação forte o suficiente com os vizinhos para torná-lo sólido.Em contato com uma superfície de vidro, os átomos de mercúrio não sentem atração físico-química pelas moléculas de SiOH, preferindo se ligar entre si. Ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. Mas, se a superfície fosse metálica, isso seria diferente...
Category: 3 comentários

3 comentários:

Caio disse...

Ótima postagem Rennan,gostei muito e me supreendi.A interação entre as moléculas são muito importântes no estado líquido mesmo.Más mesmo ela não molhando ela ainda pode ser chamada de água?Parabéns pela postagem.Obrigado
Caio Augusto

Rennan Lopes disse...

Não estamos nos referindo a água como líquido que não molha, a água é solvente universal e consegue pelo processo de solvatação, e ou por reação química em condições específicas, fazer maravilhas. A postagem faz referência a líquidos que não molham, como o mercúrio - único metal na temperatura ambiente que está no estado líquido - água é água esteja ela no estado físico modificado ou não em relação ao natural, basta que ela guarde as suas propriedades específicas.

Caio disse...

Obrigado,Rennan pela resposta.Paz e Alegria.

Postagens populares

Seguidores