Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Hubble está consertado e é solto hoje no espaço


Após cinco passeios espaciais realizados a 540 km de altitude, os astronautas da missão STS-125 do ônibus espacial Atlantis finalizaram com sucesso todas as etapas de reparo e upgrade do super telescópio Hubble e às 16h22 da segunda-feira (18 de maio) travaram definitivamente as portas de acesso ao telescópio, que nunca mais receberá uma visita humana.
Esta foi a quinta e última viagem de um ônibus espacial ao telescópio, que recebeu 250 milhões de dólares de novos equipamentos. Ao cerrar a escotilha que dá acesso ao espaço exterior, o centro de controle da missão exclamou: "Bom trabalho Atlantis, esse é mesmo um excelente dia!".


EVA 5

O quinto passeio espacial começou com uma hora de antecedência devido à necessidade de trocar um escudo térmico que não fora instalado no passeio anterior, repleto de dificuldades. Dessa vez as atividades transcorreram normalmente, com os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel substituindo o segundo conjunto de baterias e o Sensor de Guiagem Fina FGS, necessário para manter a orientação do telescópio.O sensor funciona focalizando uma determinada estrela, que servirá como guia. Qualquer pequena mudança na posição do Hubble é então calculada pelo computador de bordo, que reposiciona novamente o telescópio para a posição correta, mantendo o objeto no centro do alvo. Segundo a Nasa, o sensor tem precisão suficiente para manter o telescópio apontado para uma moeda de um centavo a 700 quilômetros de distância.

Após a instalação das baterias e do FGS, os astronautas substituíram o NOBL, uma espécie de cobertura de aço que protege o telescópio do severo ambiente espacial, fornecendo proteção térmica para os equipamentos dentro do Hubble. O trabalho foi bastante confuso, com pedaços da cobertura antiga se quebrando e flutuando pelo espaço. "Minha intenção era recuperar os pedaços e trazê-los de recordação", disse o astronauta Grunsfeld, em sua terceira viagem ao telescópio. Grunsfeld, que é astrofísico, pretende utilizar as futuras imagens do Hubble em um estudo que está fazendo sobre a Lua.
Liberação do Hubble - Terça-feira
Nesta terça-feira o telescópio Hubble é retirado do compartimento de carga da ISS e lançado novamente ao espaço. A operação é feita com o uso do braço robótico Canadarm, operado pela especialista Megan McArthur, que acordou a tripulação da Atlantis ao som da música “Lie in Our Graves”, executada pela banda Dave Matthews Band.
Category: 0 comentários

0 comentários:

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores