Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







O sólido mais leve que existe.


O aerogel é a substância sólida mais leve que existe. E, como se pode deduzir da ilustração, ele é também um isolante térmico imbatível.

O Aerogel é feito de dióxido de silício. Tecnicamente é um vidro, mas pesa tão pouco devido ao fato de que 99,8% de sua estrutura é ar. Ele é fabricado de forma semelhante à gelatina, misturando-se silicone líquido e um solvente de rápida evaporação. O gel formado por esta mistura é então seco em uma espécie de panela de pressão. A mistura cresce e o cuidadoso aquecimento e despressurização produz a esponja. (retirado de Substância sólida mais leve do mundo)

Em um artigo publicado na Industrial & Engineering Chemistry Research, Jose A. Quevedo et al. relatam que o aerogel também pode ser usado como uma esponja para retirar óleo do meio ambiente, servindo em tarefas de limpeza no caso de derramamentos acidentais ou incorporando sistemas de filtragem industriais - Removal of Oil from Water by Inverse Fluidization of Aerogels.

Além de capturar poeira de cometas, já havia sido demonstrado também que o aerogel remove metais pesados de água contaminada e purifica hidrogênio e pode ser útil em pesquisas biológicas.

E se você pensa que o aerogel ainda está restrita aos laboratórios, está enganado: recentemente a Petrobras começou a construir um oleoduto que possui uma camada de revestimento feita com aerogel.

0 comentários:

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores