Assim, vamos por a nossa nave espacial imaginária para funcionar, e vamos decolar no universo da Física, Astronomia, Química e astronáutica. Vamos nessa.
Vamos começar com os textos do livro sagrado em relação ao fenômeno "ESTRELA DE BELÉM". Bom, onde nasceu o menino Jesus e o que aconteceu?
“ Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém "(Mateus 2:1)
Continuando a verificar o livro sagrado....
"Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido." ( Mateus 2:7)
Observando esses trechos verificamos que os Reis Magos usaram a "ESTRELA" como uma Bússola para encontrar o Menino Jesus prometido e que mais tarde seria o cordeiro de Deus.
Nosso Blog está aqui para saber o que era essa estrela, que fenômeno ocorreria no céu capaz de dar ênfase a tal fenômeno?
O ciências aqui!!! vai mostrar 3 hipóteses para essa observação, todas baseadas em fenômenos astronômicos que poderiam ter ocorrido para que fosse apresentado no livro sagrado como evento científico.
. PRIMEIRA HIPÓTESE - CONJUNÇÃO TRIPLA JÚPITER E SATURNO
Conjunção no ano 6 a.C no dia 25 de fevereiro |
Tal conjunção ocorre quando temos alinhamento entre SOL-TERRA-SATURNO-JÚPITER. Tal alinhamento poderia ter ocorrido na constelação de peixes e o período de repetição seria de mais ou menos 900 anos e para astrônomos da época tal fenômeno poderia ser considerado um sinal de algo que poderia acontecer, como por exemplo o nascimento de um Messias, ocorreu uma conjunção desse escalão no ano 6 a.C no dia 25 de fevereiro o que pode trer sido instrumento de orientação dos reis magos.
. SEGUNDA HIPÓTESE - APARECIMENTO DE UM COMETA
Um cometa é um astro espetacular, e verdadeiramente lindo, o seu surgimento se dá quando o mesmo ao passar próximo ao sol sofre uma especie de decomposição e, através dos ventos solares, é criada uma cauda que está sendo alongada e formada do lado oposto ao sol. Alguns são periódicos e outros não são, e sabe- se que a descrição do cometa mais antigo que se tem, foi de um que surgiu na constelação de Capricórnio no ano 5 a.C., registrado por astrônomos na China. O cometa de 5 a.C estaria no Hemisfério Sul do céu visto de Jerusalém, com a cabeça do cometa próximo ao horizonte e a cauda apontando verticalmente para cima.O interessante é que esses cometas são astros que tem força para ser grande candidato de ser a 'estrela de belém", tanto que, em obras de arte que retratam o fenômeno a estrela aparenta ser um cometa e a desvantagem de se pensar em cometa como sendo estrela, é que, o surgimento dos mesmos é muito comum no céu, no entanto, esses astros representavam verdadeiros sinais de presságios, por serem como setas no céu.
TERCEIRA HIPÓTESE - SURGIMENTO DE UMA SUPERNOVA
Esse evento é um grande candidato a ser a "Estrela de Belém", eles são raros no cosmo e poderiam ocorrer em qualquer momento, o período de um alinhamento e ou o surgimento de um cometa podem ser acompanhados e ou previstos, já a explosão de uma supernova; Não. O evento astronômico ocorre durante os estágios finais da evolução de algumas estrelas, que é caracterizado por uma explosão muito brilhante. Por um curto espaço de tempo, isto causa um efeito similar ao surgimento de uma estrela nova, antes de desaparecer lentamente ao longo de várias semanas ou meses, de maneira tal que, os Reis magos poderiam seguir o evento como ele fosse um farol e chegar até Belém, local onde Jesus Nasceu.
Pois bem, essas são as 3 HIPÓTESES que apresentamos e aproveito para convidar todos a fazer um comentário, e nele você escolha a que mais se parece com o que chamamos de Estrela de Belém. Aproveito o ensejo para nos seguir no INSTAGRAM - @ciencias.aqui e no FACEBOOK: https://www.facebook.com/ciencias.aqui/ também quero desejar a todos um FELIZ NATAL.
0 comentários:
Postar um comentário