Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

XIII - EANE - NATAL RN


O Encontro de Astronomia do Nordeste – EANE, idealizado por Rubens de Azevedo e Jorge Polman, teve sua primeira edição de 29 a 31 de Dezembro de 1975, em Fortaleza (CE). O primeiro EANE foi o “Colóquio de Astronomia do Nordeste”, onde estiveram presentes membros da SBAA (Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia), UBA, OAHE (Observatório Astronômico Herschel-Einstein) e Observatório Aldebaran.
    Nesse encontro, também compareceu o Pe. Jorge Polman representando o antigo CEA (Clube Estudantil de Astronomia) e a SAR (Sociedade Astronômica do Recife), ambos de Pernambuco. Após quatro edições, este encontro permaneceu adormecido por algum tempo. No ano de 2005, com o objetivo de suprir a necessidade de haver uma comunicação entre os astrônomos amadores do nordeste, foi criado o Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia – EINA.
    O I EINA foi realizado na cidade de Maceió (AL). Durante o VIII EINA, realizado em Fortaleza em 2012, foi decidido em assembleia que o encontro voltaria a ser denominado EANE. O EANE em Natal (RN) será a 13ª edição deste evento. Participe!
Inscrições AQUI.
Category: 1 comentários

Desafios QNInt - 1ª Edição – 2013


Em 2013 a Sociedade Brasileira de Química lança os Desafios Química Nova Interativa, premiando jovens criativos que gostam de Música, Vídeo e Química.



Quais são os desafios?

O desafio da QNint é o desafio dos Químicos: valorizar a importância da Química nas nossas vidas.
Você pode participar em três modalidades:
QNint Videos: para quem sabe fazer vídeos e animações.
Quimúsica: para quem sabe cantar ou tocar um instrumento, sozinho ou num grupo, com composição própria, em qualquer gênero musical.
Karaoquímica: para quem não sabe tocar, mas gosta de cantar e é bom de letra, criando paródias de músicas existentes
Seja qual for o seu talento musical, use a criatividade para manter acesa a mensagem do Ano Internacional da Química - Química para um mundo melhor!

Quem pode participar?

Podem participar dos desafios estudantes de qualquer nível educacional, do ensino fundamental ao ensino superior.
Para participar CLIQUE AQUI e envie sua produção. Seu trabalho será colocado no ar para livre acesso e votação dos internautas.
Participe com quantos trabalhos quiser! A participação é gratuita.

Como será a premiação?

Será premiado o melhor trabalho em cada tipo de desafio para cada uma das categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Cada premiado receberá um netbook com o pacote QNint tools e uma medalha da SBQ.
Os segundos colocados em cada categoria receberão menção honrosa e medalha da SBQ.
Cada participante pode concorrer nas três categorias, mas poderá receber apenas um prêmio.

Como serão escolhidos os vencedores em cada categoria?

A seleção será feita em duas etapas.
Primeira etapa: serão selecionados os 20 trabalhos mais votados pelos internautas em cada categoria.
Segunda etapa: os 20 trabalhos mais votados em cada categoria serão classificados levando-se em conta a criatividade, qualidade conceitual e acabamento técnico.
Serão automaticamente excluídos trabalhos:
  • com erros conceituais graves ou com muitos erros conceituais
  • com problemas técnicos que impeçam a reprodução
  • que contenham conteúdo ofensivo de qualquer natureza
  • que utilizem linguajar vulgar ou chulo
  • que não contemplem a proposta temática dos desafios, como por exemplo músicas para memorizar fórmulas ou símbolos da tabela periódica

Quais as datas importantes?

Maio de 2012 Lançamento dos desafios na 35ª RASBQ
20 de agosto de 2013 : Encerramento das submissões e da votação online
20 de setembro de 2013 Divulgação dos resultados
20 de outubro de 2013 Premiação em local a definir

O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!! É PARCEIRO DESTA INICIATIVA. PARTICIPE!!!
Category: 1 comentários

Novos cálculos colocam cometa muito perto da superfície marciana

Após 185 dias de observação, pesquisadores do JPL, nos EUA, praticamente descartaram a colisão do cometa C/2013 A1 contra o Planeta Vermelho em outubro, mas os cálculos mostram que a aproximação entre os dois será extremamente perigosa.
Orbita do Cometa C/2013 A1 Siding Spring visto de Marte
Clique para ampliar
De acordo com os novos cálculos, a distância nominal de aproximação entre Marte e o cometa C/2013 A1 Siding Spring será de 112 mil km, prevista para acontecer em 19 de outubro de 2014 as 18h51 UTC (15h51 pelo horário de Brasília).
Se a distância nominal praticamente descarta o risco de impacto, uma segunda modelagem feita pelo próprio JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, coloca o cometa a apenas 8 mil km da superfície marciana.
Para chegar aos novos valores, os cientistas usaram dados de 246 observações feitas entre outubro de 2012 e março de 2013, o que permitiu refinar ainda mais os números e desenhar melhor a orbita do cometa.
Com os novos dados, a probabilidade de impacto foi significativamente reduzida, com risco de colisão passando de 1 chance em 8 mil para 1 chance em 120 mil.
Mesmo com o risco de colisão diminuído, a simples passagem do cometa pela alta atmosfera marciana terá consequências imprevisíveis, uma vez que o planeta será mergulhado no interior da coma cometária, repleta principalmente de CO2 e outros gases que fatalmente serão injetados na tênue atmosfera do planeta.
Além disso, cometas são altamente instáveis ante a presença do Sol e até a data da aproximação novos elementos poderão fazer esses números mudarem ligeiramente.
A aproximação de C/2013 A1 ocorrerá durante o dia marciano e poderá ser vista aqui do Brasil com auxílio de telescópios assim que o Sol se pôr no dia 19 de outubro de 2014.
Será sem dúvida, um espetáculo e tanto.

Fonte: 
Category: 0 comentários

MINI CURSO DE ASTRONOMIA - CIÊNCIAS AQUI !!!

Alunos do Mini Curso de Astronomia - Ciências aqui!!!
Hoje 02/04/2013 foi a primeira aula do curso de ASTRONOMIA - CIÊNCIAS AQUI!!! ministrado pelo professor de Física Rennan Lopes no Colégio Efetivo - Martins/RN.
O Mini curso de ASTRONOMIA - CIÊNCIAS AQUI!!! é um curso gratuito que visa a divulgação científica e está aberto para o público que deseja aprender e se aprofundar no ramo da astronomia e da cosmologia, o mesmo é ministrado pelo professor Rennan Lopes - licenciado em Física pela UFRN e licenciado em Ciências - habilitação em matemática pela UERN e pós graduando em Docência no ensino superior.
O Mini curso tem um total de 15 aulas semanais com o seguinte programa:
. Contemplando o céu
. Esfera celeste e coordenadas geográficas
. Tempo solar e outras medidas de tempo
. Ano solar e estações astronômicas
. Ciclos Lunares e calendários
. Eclipses
. Sistemas de coordenadas celestes
. Sistemas cosmológicos
. Galileu e a nova Física
. Leis de Kepler e gravitação universal
.  Sistema Solar
. O Sol
. Vida e Morte das estrelas - evolução estelar
. Elementos de cosmologia
. Instrumentos ópticos

O blog Ciências aqui!!! é parceiro desta iniciativa e estará postando as novidades deste projeto sempre que possível. Não percam as atualizações.
Para mais informações sobre o Mini Curso de Astronomia - Ciências aqui!!! procurar pelo professor Rennan Lopes no Colégio Efetivo - Martins RN no horário de funcionamento.





Category: 2 comentários

Postagens populares

Seguidores