Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

ESPAÇONAVE TERRA - SEMANA 22

Category: 0 comentários

Como funciona a caixa preta de um avião.


Dispositivo resiste a fogo, água, impacto e pressão.
Falta de energia elétrica não atrapalha gravação de informações.

Apesar de provavelmente estar em uma área de grande profundidade no oceano, a caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico deve ter sobrevivido ao impacto e ter seus dados intactos. O dispositivo é feito para suportar a pressão de até seis quilômetros de profundidade.

Mesmo no caso de uma pane elétrica, a caixa preta continuaria registrando dados. “A caixa-preta tem uma bateria própria, que é acionada quando ela se solta do avião ou quando ele apresenta uma pane elétrica. Assim ela continua registrando dados até o momento de um eventual impacto”, explica o professor de engenharia aeronáutica da USP Fernando Catalano.

O que chamamos de “caixa-preta”, na verdade, são duas caixas separadas de cor laranja. Em uma ficam gravados os dados do voo, como altitude e velocidade. Na outra, ficam registradas as comunicações feitas no cockpit.

Os dados são gravados em múltiplas cópias em chips, guardados em um cilindro de aço ou titânio. Para minimizar o impacto, eles são protegidos por borracha de silicone. Para proteger as informações são colocados isolantes térmicos e contra água.

“A caixa-preta é muito resistente. Ela aguenta altas temperaturas, um forte impacto, pode ficar submersa e seus dados continuarão intactos”, diz Catalano.Depois do impacto, o dispositivo é programado para emitir um sinal para que possa ser localizado por até 30 dias. O sinal do avião da Air France ainda não foi encontrado. Para o professor, seria difícil construir uma caixa-preta tão resistente e capaz de flutuar. “Ela é muito pesada”, afirma. Além disso, se ela flutuasse, seria levada pelas correntes marítimas -- dificultando sua localização.

Fonte: G1

Vídeo - Aurora boreal

Category: 0 comentários

Aurora Boreal.






O nosso planeta é um local local do universo onde podemos observar fenômenos naturais incríveis para além de extremamente raros. Estes fenômenos ocorrem, geralmente em locais específicos do nosso planeta e por isso apenas uma minoria dos habitantes do planeta terra os observou.

A Aurora Boreal é sem dúvida um dos fenômeno luminosos mais espetaculares do nosso planeta. Este fenômeno ocorre nas regiões próximas das zonas polares e é consequência do impacto das partículas do vento solar com a alta atmosfera terrestre, dando origem ao fenômeno luminoso. Pode ser visualizado ao final da tarde ou durante a noite e são mais comuns durante os meses de Fevereiro, Março, Abril, Setembro e Outubro. Este fenômeno pode ser chamado de aurora boreal ou aurora austral, caso ocorra no pólo norte ou no pólo sul, respectivamente.

A aurora boreal não é um fenômeno natural exclusivo do planeta terra, visto que este também existe em Júpiter e Saturno.

Podem ainda assistir ao vídeo seguinte para poderem apreciar mais um pouco este magnífico fenômeno natural.
Category: 0 comentários

Postagens populares

Seguidores