Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

2009 - ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

Category: 0 comentários

2009 - ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA


O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.

Há um século atrás, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.

Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física são apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.

O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica.

A estrutura em rede, com “nós” locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências. Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica.

Fonte: www.astronomia2009.org.br
Category: 0 comentários

OS FOGOS DE ARTIFÍCIO


Eles enchem o céu de cores graças a diversas reações químicas. Quando você vai a um show pirotécnico e vê explosões vermelhas, por exemplo, está na verdade admirando o carbonato de lítio. Ou seja, cada uma das cores vem de uma substância diferente, misturada à pólvora dos foguetes. Quando essa pólvora queima, a temperatura aumenta e os átomos do elemento químico ganham uma energia extra, que é então expelida em forma de luz. Mas onde entra a cor nessa história? Fácil: cores são só a forma como nós vemos ondas de energia com formatos diferentes. E cada tipo de átomo produz ondas ao seu gosto. "Um átomo de magnésio, por exemplo, vai liberar ondas com um comprimento diferente das de um átomo de lítio. Elas terão, portanto, cores distintas", diz o químico Flávio Maron Vichi, da Universidade de São Paulo (USP).

É claro que a arte de brincar com esse explosivo festival de tons apareceu bem antes de a ciência conhecer átomos e ondas tão profundamente. A pólvora, parte fundamental dos fogos, foi criada lá pelo ano 1000, na China. Seu uso era basicamente militar, impulsionando mísseis primitivos. Mas não demorou para que as fascinantes explosões fossem usadas também para fins menos bélicos, como animar festas. Ainda no século 15, a pólvora já tinha chegado à Europa, onde a pirotecnia se desenvolveu mais ainda. Surgiram técnicas novas, como uma versão mais suave da pólvora, que chamuscava bastante e demorava para queimar - esse tipo de pólvora forma aquelas cachoeiras de faíscas que hoje em dia jorram do topo de prédios.

Mas a coisa só foi evoluir de verdade no século 19, quando especialistas italianos adicionaram cloreto de potássio à pólvora. Esse elemento fazia ela queimar com força e bem mais rápido. Na mesma época, as várias substâncias que dão muitas cores ao foguetório entraram na receita. Mesmo com esse desenvolvimento todo, muita coisa não mudou. Boa parte dos foguetes continua sendo feita de forma artesanal, como na Idade Média, quando os chineses soltavam seus rojões primitivos.

Festa com 12 tiros

Nesse tipo de rojão as bombas têm pavios diferentes e o estouro maior vem no final

1. Alguns gramas de pólvora ficam dentro do cano do rojão, que funciona como um canhão: quando a pólvora estoura, sua energia é expelida pela boca do tubo. Aí as 12 bombas são lançadas no embalo, com força. As divisórias que separam a pólvora das bombas têm vários furinhos para que o fogo chegue até os pavios dos explosivos

2. As bombas sobem já acesas. A maior delas tem um pavio que dura mais tempo. Assim, ela só estoura depois das outras 11. As explosões ocorrem porque a pólvora fica lacrada dentro da bomba. Sua energia não tem para onde escapar (ao contrário do que acontece com a pólvora do cano) e ela estoura de uma vez só

Show explosivo

Pólvora impulsiona cargas que têm substâncias como cobre ou lítio para colorir o céu

1. Nas grandes baterias de fogos coloridos usadas em shows pirotécnicos os explosivos ficam em tubos, de ferro ou papelão, sustentados por uma grade. Fios elétricos interligam todos os pavios, numa parafernália eletrônica que pode ser acionada por controle remoto. A bateria é montada a pelo menos 100 metros de distância de pessoas ou casas

2. Assim como no rojão, parte da pólvora desses fogos queima logo no início para dar impulso às bombas coloridas, que sobem como se fossem foguetes. Os explosivos mais comuns, do tamanho de uma maçã, atingem até 70 metros de altura. Os maiores, com pólvora suficiente para encher uma bola de futsal, chegam a cerca de 300 metros

3. As bombas que explodem mais de uma vez com cores diferentes têm vários estágios acionados por um único pavio. Quando o fogo do pavio chega ao primeiro estágio, este estoura e gera uma determinada cor obtida pela reação do elemento químico que leva - as chamadas "estrelas". O lítio, por exemplo, produz luz vermelha

4. O pavio queima até acionar os outros estágios, contendo estrelas de elementos químicos que geram outras cores, como cobre (azul), bário (verde) e magnésio (prata). Para dar formas diferentes às explosões, como desenhar no céu um coração, as estrelas dos elementos químicos são distribuídas dentro da bomba em arranjos específicos.


FONTE: Mundo estranho

Category: 0 comentários

Então é Natal!!!


Quando as luzes do natal se acendem, nossos corações se enchem de luz, para comemorar mais uma vez o nascimento de um homem que com sua simplicidade foi o maior homem que viveu na terra e que hoje nos acompanha, como ele mesmo prometeu, quando foi cruelmente morto em favor de toda humanidade.
Que neste natal o espírito santo do Grande Arquiteto Do Universo esteja mais vivo dentro de seu coração e que, não só no natal, pratiquemos a caridade e o amor ao próximo assim como o filho do Deus vivo tanto nos ensinou.
FELIZ NATAL, E FELIZ ANO NOVO. É o que desejamos a todos que visitam o blog ciências aqui!!!
Category: 0 comentários

OLHANDO PARA O CÉU.

ESTAÇÃO ESPACIAL (ISS)-
IRÍDIUM FLARE-
TELESCÓPIO HUBBLE-

TUDO ISSO PODE SER VISUALIZADO NO CÉU!
SE VOCÊ QUER VER ENVIE UM EMAIL PARA: paivarennan@gmail.com -

NÃO ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR E COLOCAR O NOME DE SUA CIDADE E ESTADO.

ABRAÇO...


Category: 0 comentários

OLHANDO PARA O CÉU.

Aparência do céu de Taguatinga/TO para o dia 21/12/2008 às 20:00Hs (horário de Brasília). Clique na imagem para ampliar os detalhes das constelações: Pedido de : Rildo Ribeiro - TAGUATINGA/TO
Category: 0 comentários

OLHANDO PARA O CÉU.

Aparência do céu de Ponta Porã/MS para o dia 21/12/2008 às 20:00Hs (horário de Brasília). Clique na imagem para ampliar os detalhes das constelações: Pedido de : Marcio Andrei de Moura - PONTA PORÃ/MS
Category: 0 comentários

OLHANDO PARA O CÉU.

Aparência do céu de Boa Vista/RR para o dia 14/12/2008 às 21:00Hs (horário de Brasília). Clique na imagem para ampliar os detalhes das constelações: Pedido de : Paulo André Oliveira Morais - BOA VISTA/RR
Category: 0 comentários

OLHANDO PARA O CÉU.

Aparência do céu de Umarizal/RN para o dia 07/12/2008 às 21:00Hs (horário de Brasília). Clique na imagem para ampliar os detalhes das constelações:
pedido por: Nathana Souza Alves - Umarizal/RN
Category: 1 comentários

RESULTADO FINAL - ANO LETIVO/ 2008 - UMARIZAL-RN

COLÉGIO EFETIVO- UMARIZAL/RN
ALUNOS QUE IRÃO REALIZAR AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO.

FÍSICA 1:
Flávio Jr;
Paulo Jr;
Jadson Costa;
Mariana;
Mayara;

QUÍMICA 1:
Robério Jr.;
Flávio Jr.;
Paulo Jr.;
Iago Silvestre;
Islarde;
Jadson Costa;
K. Suzana;
Mariana;
Mayara;
Raiana;
Sabrina;

FÍSICA 2:
TODOS PASSARAM;

QUÍMICA 2:
TODOS PASSARAM;

FÍSICA 3:
TODOS PASSARAM;

QUÍMICA 3:
Jéssica;
Líllya;
Paulo H.;
Thalles;

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO:

FÍSICA 1:
. Leis de Newton e aplicações

QUÍMICA 1:
. Transformações gasosas(isobárica, isotérmica e isocórica)

QUÍMICA 3:
. Cadeias carbônicas(classificação, hibridação de orbitais e ligações sigma e pi).



Category: 0 comentários

QUER VISUALIZAR O CÉU DE SUA CIDADE?

Envie um email com o nome de sua cidade e estado para o endereço eletrônico: paivarennan@gmail.com ao recebermos seu email postaremos aqui o mapa do céu para que você possa fazer a sua observação astronômica.
Category: 1 comentários

O CÉU DE MARTINS/RN

APARÊNCIA DO CÉU DE MARTINS/RN NO DIA 02/12/2008 ÁS 20HS (HORÁRIO DE BRASÍLIA) - PARA VISUALIZAR CLIQUE NA FIGURA.
Category: 0 comentários

Tríplice conjunção

Quando voltava do colégio onde trabalho olhava para o céu como de costume e me deparei com uma imagem curiosa, tratava-se de uma tríplice conjunção. Estava lá: lua, Vênus e Júpiter; estes 3 astros formavam um delta no céu.
Tal conjunção ocorre desde o dia 28/11 atingindo o ápice no dia 29/11. Hoje, como o nosso planeta a lua e os outros planetas se movem as "estrelas" estão se distanciando cada vez mais, porém ainda dá para identifica-las. O astro mais brilhante visto daqui da terra depois do sol e da lua é Vênus sendo assim temos lua(claro), Vênus("estrela" mais brilhante) e Júpiter. (observe fotografia)

A magnitude de Vênus é de cerca de -4 o que torna bem fácil a sua localização.
Observe o céu e envie a sua fotografia para o blog ciências aqui!!! teremos o prazer de divulgar, bem como mostrar o nome do autor da fotografia. envie a sua fotografia para o email: paivarennan@gmail.com

Abraço...
Category: 0 comentários

Postagens populares

Seguidores